Artigo 218: Multa por excesso de velocidade

Multas - Artigo 218: Multa por excesso de velocidade - Recorra Aqui - Multas e CNH - art. 218 | artigo 218

O art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) descreve, nada menos, que a multa mais aplicada em todo o Brasil: excesso de velocidade.

Porém, a infração ao artigo 218, III do CTB é uma das gravíssimas que tem como penalidade a suspensão imediata do direito do dirigir. Ela é, portanto uma multa auto suspensiva.

Se quiser saber o que fazer ao levar essa multa (art. 218, III do CTB), confira o texto Fui Multado no art. 218, III do CTB, o que fazer e como Recorrer.

Antes de entrar efetivamente no tema, precisamos te dizer que essa multa gera a suspensão da CNH. Isso por causa da previsão do artigo 218, III e do artigo 261, II do CTB.

Bom, depois de ter levado essa multa, você receberá a notificação com a mensagem de “Suspensão do Direito de Dirigir” que te dá a oportunidade de recorrer, então aproveite! Exerça esse direito!

E não se esqueça: O Recorra Aqui está aqui para te ajudar neste momento difícil, pode contar conosco. Se quiser uma consulta gratuita do seu caso, basta clicar no botão abaixo ou ir até o final do texto e chamar um dos nossos profissionais pelo WhatsApp:

Ele diz respeito as infrações por excesso de velocidade e traz diferentes penalidades, variando de acordo com a velocidade e o percentual excedido.

Tal artigo descreve especificamente o seguinte:

“Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:

I – quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento):

Infração – média;

Penalidade – multa;

II – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% (vinte por cento) até 50% (cinquenta por cento):

Infração – grave;

Penalidade – multa;

III – quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinqüenta por cento):

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.”  

Como visto, a gravidade da multa e sua penalidade cresce de acordo com a velocidade excedida.

A diferença entre velocidade considerada e velocidade medida

Quando o veículo é flagrado trafegando a mais da metade do que é permitido na via.

Por exemplo, no caso de uma rodovia onde a velocidade máxima é de 80km/h, exceder os 50% significa um tráfego a 121km/h.

Contudo, devido à esta margem de velocidade considerada, você só se enquadra nesse tópico se passou acima dos 131km/h.

A velocidade considerada busca medir de forma efetiva, diminuindo o erro máximo que a legislação aceita, que normalmente é de 7 a 10%.

Por esse motivo, a velocidade considerada pode ser usada para o abrandamento da punição.

Caso a autuação venha sobre a velocidade medida, pode-se recorrer para arcar com os custos sobre a velocidade considerada.

É um assunto difícil e, por isso, é necessário um advogado experiente.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da multa por excesso de velocidade?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo.

Nosso e-mail é: [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.