O que fazer ao ter a CNH Cassada

O que fazer ao ter a CNH Cassada

A cassação da CNH pode ser imposta por alguns motivos, entretanto as consequências dessa penalidade são invariáveis e bastante negativas para o condutor. É importante, ainda, saber como verificar se existe um processo de cassação em andamento no DETRAN.

Quando a CNH pode ser cassada?

A cassação da CNH está prevista no art. 256 do CTB. Contudo, as hipóteses de sua aplicação constam no art. 263 do Código.

De acordo com o artigo, existem 3 situações em que você poderá ser penalizado com a cassação da sua CNH.

  • Dirigir com a CNH suspensa;
  • Cometer mais de uma vez, dentro de 12 meses, as seguintes infrações previstas no CTB: art. 162 (inciso III), art. 163, art. 164, art. 165, art. 173, art. 174 e art. 175; ou
  • For condenado judicialmente por delito de trânsito.

Uma observação importante no caso do inciso II do art. 263 é que, das infrações mencionadas, 4 são autossuspensivas – art. 165, art. 173, art. 174 e art. 175.

Dessa forma, ao cometer uma dessas infrações, é aberto um processo para suspender o direito de dirigir do condutor responsável, independentemente do número de pontos de sua CNH.

A CNH será cassada imediatamente?

Para entender essa questão, é preciso entender o que está previsto na Resolução n° 723/2018 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), em seu capítulo VII.

Conforme o art. 19, § 1°, I da Resolução citada, a instauração do processo administrativo de cassação por dirigir com a CNH suspensa depende de uma condição.

Isso só poderá acontecer depois de esgotados todos os meios de defesa.

O processo também poderá ser aberto após o vencimento do prazo para recorrer em 1ª instância, caso você não envie seu recurso.

Ou seja, antes de ter um processo de cassação aberto, você terá o direito de se defender, em todas as etapas de defesa disponíveis, para evitar sua abertura.

Poderá ser aberto somente o processo de cassação

Segundo o art. 19, § 1°, II da Resolução n° 723/2018, no caso de cassação por dirigir com a carteira suspensa, há uma especificidade.

Caso você seja autuado por outra infração autossuspensiva, será aberto apenas o processo de cassação.

Isso porque a imposição da penalidade de cassação já impedirá o condutor de dirigir – sendo, inclusive, mais rigorosa do que a de suspensão.

O mesmo acontecerá na hipótese prevista no art. 19, § 2°, IV. Caso a infração cometida pela segunda vez seja autossuspensiva, a suspensão não será aplicada, em razão da cassação.

Quanto tempo dura a cassação da CNH?

Diferentemente da suspensão da CNH, cuja duração pode variar entre 2 e 24 meses, a cassação dura, invariavelmente, 2 anos.

A Resolução n° 723/2018 do CONTRAN, em seu art. 16, determina a data de início da penalidade de cassação.

  • Caso você não apresente recurso, 15 dias corridos após o término do prazo para recorrer;
  • Caso você recorra, mas a penalidade seja mantida em 2ª instância recursal, 1 dia após o término do prazo para entregar a CNH; ou
  • Na data de entrega da CNH no DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Consequências da CNH Cassada

  • Você receberá uma notificação, informando sobre a abertura do processo, contendo a data para apresentação da defesa.

É possível se defender mesmo se já houver um processo de cassação aberto. Essa informação pode ser consultada no site do DETRAN do seu estado.

  • Imposição definitiva: a necessidade de, após os 2 anos de penalidade, ter de passar pelo processo de habilitação para voltar a dirigir.

Para se reabilitar, o condutor deverá submeter-se a todos os exames necessários.

Sendo aprovado em todas as etapas, ele receberá sua PDD (Permissão para Dirigir), com validade de 1 ano.

  • Durante esse período, você não poderá cometer nenhuma infração de natureza gravíssima ou grave, nem reincidir em infração média.

Como recorrer da CNH Cassada

É importante lembrar que, enquanto o condutor estiver recorrendo, a sua CNH não será cassada.

Com um bom recurso, aumentam as chances de não ficar sem dirigir por 2 anos.

Qualquer pessoa terá, assegurado por lei, 3 chances de evitar essa penalidade, com a Defesa Prévia e os recursos em 1ª e 2ª instâncias.

Se houver o auxílio de especialistas em Direito de Trânsito, suas chances serão ainda maiores.


Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

4.1/5 - (117 votes)
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.