Resumidamente, a CNH-e (CNH digital), funciona como um aplicativo normal de smartphone, ou seja, você terá disponível no seu celular a sua própria carteira de habilitação.
Esse é um meio mais prático e fácil de os motoristas e as autoridades terem acesso aos documentos, tendo, a versão digital, a mesma validade da versão física.
Entretanto, nem todos os motoristas podem emitir a CNH digital.
Caso o motorista ainda tenha a habilitação antiga, sem o QR Code, ele fica impossibilitado de utilizar a CNH-e. Por isso, nesses casos é necessário pedir uma segunda via da sua habilitação.
Como cadastrar a sua CNH-e?
Antes de tudo, é preciso ter o QR Code no verso do seu documento. Caso a sua habilitação ainda seja a versão antiga, é preciso ir a uma unidade do DETRAN com sua Carteira de identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); e Comprovante de residência (original e cópia).
A foto, por sua vez, é tirada na hora.
Em alguns estados, a solicitação pode ser feita online, desde que respeitando o prazo de validade do documento.
Após isso é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, no seu smartphone.
É preciso também se registrar no Portal de Serviços do DENATRAN para prosseguir com o cadastro no aplicativo.
Por fim, é preciso apenas validar o seu cadastro dentro do aplicativo, fornecendo seu CEP e escanear o QR Code da sua CNH.
Principais dúvidas
Ainda haverá a versão impressa da CNH?
Sim.
E se o aplicativo falhar?
De acordo com uma reportagem divulgada pela Gazeta do Povo, após acessar a CNH-e pela primeira vez, não será mais necessário o uso de internet para o mesmo fim.
Portanto, dificilmente acontecerá de o motorista não conseguir visualizar a CNH.
Ambas as versões tem o mesmo valor jurídico e validade?
Sim. Ambas possuem o mesmo valor jurídico. A versão digital se comporta da mesma forma que a versão física, porém tem o objetivo de facilitar ainda mais o acesso a CNH.
Se tiver problemas na sua CNH, o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de multas de trânsito
Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:
- Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
- Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
- Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
- Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
- Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.
Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.
Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.