Como elaborar a Defesa Prévia?

Dicas - Como elaborar a Defesa Prévia? - Recorra Aqui - Multas e CNH - defesa | defesa prévia | Importante

A Defesa Prévia é o primeiro grau de contestação de uma autuação de trânsito. Resumidamente, é a primeira oportunidade que o condutor tem para se defender.

A primeira notificação enviada ao condutor não corresponde a multa propriamente dita, pois a infração ainda não foi confirmada. Trata-se, apenas, de um aviso.

Após o seu recebimento, caso não concorde, o proprietário ou condutor pode contestar os fatos por meio da Defesa prévia de multa de trânsito.

A defesa é analisada pelo órgão autuador e, somente no caso de indeferimento, é emitida a Notificação de Imposição de Penalidade (NIP), essa sim contendo a cobrança da multa.

 

Como elaborar a Defesa Prévia?

A Defesa Prévia é uma fase importante quando o assunto se trata de recorrer de multas de trânsito.

Caso o seu recurso seja aceito, todas as penalidades e consequências decorrentes da infração são anuladas.

Nesta primeira etapa, o condutor e a empresa especializada em trânsito devem apontar erros formais ocorridos durante e depois do cometimento da infração.

Na Notificação, é possível indicar erros na identificação do veículo, assim como erros de digitação e características que não correspondem ao seu veículo.

No Processo de Abordagem, o agente de trânsito pode se confundir e, talvez, anotar alguns tópicos de forma errada, como horário e local, além de uma possível falta de dados do radar.

No que diz respeito aos Prazos, a notificação tem até 30 dias para ser enviada ao condutor, além de outros prazos estipulados. Após esses prazos, a mesma passa a não ter nenhum valor.

Além desses pontos, outros erros podem surgir e, consequentemente, anular a multa, como o prazo previsto em lei para o julgamento, como estipulado no inciso II do art. 281:

Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:

I – se considerado inconsistente ou irregular;

II – se, no prazo máximo de sessenta dias, não for expedida a notificação da autuação.

II – se, no prazo máximo de trinta dias, não for expedida a notificação da autuação. (Redação dada pela Lei nº 9.602, de 1998)

Situada entre a autuação e a aplicação da penalidade, a Defesa Prévia contesta a autuação, e não a penalidade, pois esta ainda não ocorreu.

A Defesa Prévia é um recurso dirigido à autoridade de trânsito, que é o dirigente do órgão executivo com circunscrição sobre a via.

 

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de Multas de Trânsito?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.


 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.