Como evitar aquaplanagem em dias de chuva?

Em dias de chuva, um dos maiores cuidados que o motorista deve ter é com a aquaplanagem. O deslizamento do carro sobre a camada de água, normalmente ocasionado pelo desgaste e perda de tração dos pneus, pode alterar a trajetória do carro e, em casos extremos, até causar um acidente.

Uma das principais regras para evitar esse tipo de transtorno é ter atenção redobrada com os pneus e nunca rodar com os mesmos carecas.

São os sulcos dos pneus que são responsáveis pela drenagem da água no asfalto. A profundidade mínima dos sulcos não deve ultrapassar a indicação TWI (Tread Wear Indicators), que são ressaltos da borracha. Isso garante a aderência dos pneus no asfalto e a segurança do motorista e passageiros. Frisar os pneus, técnica conhecida como ressulcagem, não é recomendável.

Manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, ter os quatro pneus com a mesma medida e desenho, fazer o rodízio a cada 8 mil quilômetros e procurar trocar os quatro pneus juntos são outras dicas valiosas para conduzir um carro com segurança sob chuva.

Porém, não é só com a conservação dos pneus que os motoristas devem tomar cuidado. É importante não trafegar acima de 80 quilômetros por hora. Ao conduzir em tais condições, é recomendável olhar pelo retrovisor e observar se consegue ver as marcas dos seus pneus na estrada. Caso a resposta seja negativa, cuidado, pois o risco de aquaplanagem é maior.

Se a aquaplanagem for inevitável, retire imediatamente o pé do acelerador, não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme no volante para manter as rodas retas. Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou a aderência. Caso o carro possua freios ABS (aqueles que não deixam as rodas travarem), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.