Como evitar pontos na CNH quando outro condutor dirige seu carro

Como evitar pontos na CNH quando outro condutor dirige seu carro

É cada vez mais comum que duas ou mais pessoas dirijam o mesmo carro, como acontece em muitas famílias brasileiras. Da mesma forma, é comum que o veículo esteja no nome de uma pessoa que quase não o dirige.

LEIA MAIS:
CNH vencida em 2021 não deveria ter renovação adiada?
Benefícios do site do Detran em 2021
Suspensão e cassação de CNH têm novidades no Detran

Utilizemos como exemplo um veículo que esteja no nome do pai, mas é a filha quem dirige na maior parte do tempo. A menina acaba sendo multada por um radar, por excesso de velocidade, e eles perdem o prazo para a indicação do real condutor infrator. O resultado é que os pontos da multa acabam ficando na CNH do pai, que sequer cometeu a infração.

Agora, essa “situação injusta” pode ser facilmente evitada. Basta o proprietário do veículo indicar quem é o principal condutor, para que o responsável pelas possíveis penalidades seja quem realmente utiliza o veículo. Essa indicação é possível por meio do Portal de Serviços do Denatran e pelo Aplicativo da CNH digital.

Quem pode ser indicado como principal condutor?

Indicar o principal condutor do veículo é um procedimento permitido pela Lei nº 13.495, de 2017. O passo a passo é simples, podendo ser efetuado de duas maneiras: por meio do Portal de Serviços do Denatran (pelo site), ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

É importante ressaltar que o proprietário somente poderá indicar um motorista devidamente habilitado na categoria compatível com a do veículo. Tanto o condutor quanto o proprietário também devem ter a CNH digital ativa – para isso, é preciso que tenha sido realizada a validação no próprio aplicativo CDT.

Além disso, ambas as partes envolvidas precisam estar cadastradas no Portal de Serviços do Denatran, requisito para cadastrar-se no app CDT, o que deve ser feito por meio do login no Brasil Cidadão, de Certificado Digital ou do login e senha no próprio Portal.

Para concretizar o processo, é claro, o novo condutor indicado precisa expressar a sua concordância com o procedimento.

Como realizar a indicação do principal condutor?

Caso opte por realizar o procedimento por meio do Portal de Serviços do Denatran, o proprietário do veículo deverá seguir algumas etapas. São elas:

  1. Realizar o login no Portal de Serviços do Denatran;
  2. Procurar as opções “Meus Veículos” / “Selecionar um Veículo” / “Principal Condutor”;
  3. Na página do Principal Condutor, informar o CPF e o número da CNH da pessoa que será apontada como principal condutora do veículo;
  4. Após confirmar a indicação, o sistema enviará um e-mail ao novo condutor – e ele poderá autorizar ou não a indicação.

Como é possível perceber, as etapas são bastante simples, realizadas totalmente online.

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, a indicação do principal condutor é ainda mais fácil. Nesse caso, tanto o proprietário do veículo quando o condutor indicado deverão ter acesso ao app. Para realizar a indicação utilizando o app CDT, será preciso:

  1. Selecionar a opção “Veículos”;
  2. Clicar no veículo para o qual pretende indicar o condutor;
  3. Ao abrir o CRLV digital, clicar no botão com três pontos no canto inferior direito da tela, que mostrará várias opções;
  4. Selecionar a opção “principal condutor”;
  5. Informar o CPF do condutor e efetivar a indicação.

O condutor indicado também deverá autorizar o procedimento, por meio de uma notificação que receberá no aplicativo. E o proprietário tem a opção, no ato da indicação pelo app, de compartilhar o CRLVe com o principal condutor, que o receberá em sua Carteira Digital de Trânsito.

A partir desse momento, o novo condutor será registrado no Renavam para fins de responsabilidade por infrações relacionadas à conduta do motorista ao dirigir.

Feito isso, o motorista somente será excluído do Renavam diante de três possibilidades: quando houver transferência de propriedade do veículo; caso ele ou o proprietário requeiram; e a partir da indicação de outro principal condutor.

Nem todas as multas serão de responsabilidade do condutor indicado

Sem dúvidas, a maior vantagem de realizar a indicação do principal condutor é que, quando ele for autuado pelo cometimento de alguma infração, a penalidade recairá sobre o motorista, e não sobre o proprietário do veículo.

No entanto, é preciso ter atenção: existem algumas multas que sempre serão de responsabilidade do dono do veículo, independentemente de quem esteja ao volante no momento da autuação. Essas multas são referentes à regularidade do veículo, como licenciamento e as suas condições para circulação.

Portanto, transitar com o carro com licenciamento atrasado ou com pneus carecas, por exemplo, que colocam em risco os usuários das vias, é uma responsabilidade do proprietário – e é ele quem será penalizado.

Além disso, outro ponto que precisa de atenção é: ainda que a indicação do condutor principal possa ser realizada, a responsabilidade pelo pagamento da multa sempre será do proprietário do veículo. Apenas os pontos atribuídos ao infrator é que recairão sobre o condutor indicado.

Da mesma forma, é no endereço do proprietário do veículo que as notificações das infrações continuarão chegando.

Condutor indicado poderá realizar a indicação do real infrator

Caso aconteça de não ser o principal condutor quem cometeu a infração, ele ainda poderá realizar a indicação do condutor infrator – procedimento utilizado frequentemente pelos motoristas – pelo próprio aplicativo. Aliás, o condutor poderá até mesmo indicar o proprietário do veículo, caso seja ele o infrator.

Também será possível realizar a indicação do real infrator da forma tradicional, preenchendo o formulário que chega com a notificação ao endereço do proprietário, e enviando ao órgão que realizou a autuação dentro do prazo estipulado – que geralmente é de 15 dias.

Via: UOL

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é contato@recorraaqui.com.br e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.