Como recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI)?

Contra a notificação de autuação, o condutor deve apresentar a defesa da autuação e, caso não o faça, ou a mesma seja indeferida pelo órgão autuador, você receberá a notificação de imposição de penalidade.

A Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI é um órgão colegiado que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, sendo responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra as autuações de trânsito.

Quando o agente de trânsito, lavra o Auto de Infração de Trânsito – AIT, multando o condutor, o mesmo deve receber a Notificação de Autuação que visa informar sobre o cometimento de uma infração com veículo de sua propriedade.

Contra a imposição de penalidade de multa, deve ser interposto recurso à JARI (1ª instância).

A previsão legal para a interposição de tal recurso, encontra-se no artigo 285 do CTB:

“Art. 285. O recurso previsto no art. 283 será interposto perante a autoridade que impôs a penalidade, a qual remetê-lo-á à JARI, que deverá julgá-lo em até trinta dias.”

Os procedimentos para interposição de recurso à JARI, contra a imposição de penalidade de multa de trânsito, encontram-se na Resolução nº 299 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.

Vale ressaltar que o órgão autuador também pode recorrer ao resultado do julgamento da JARI, caso tenha sido deferido. Para protocolar um recurso para o CETRAN é necessário que seja interposto primeiramente recurso junto à JARI. Contudo, para interpor recurso à JARI não é necessária a apresentação de defesa prévia.

Logo, a JARI tem como objetivo decidir, em primeira instância, julgar os recursos interposto por quem foi multado por infrações de Trânsito.

Cabe a JARI verificar a regularidade do procedimento de registro e aplicação de penalidades de infrações de trânsito e verificar se foi apresentado pelo recorrente algum motivo de força maior ou necessidade cuja prática possa ser aceita socialmente como “justificativa” para a prática da infração.

Igualmente, devem ser verificados os antecedentes e comportamento do recorrente, tudo isso para formar a convicção e a tomada de decisão quanto à manutenção ou não da penalidade, pelo órgão responsável pela autuação.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como executar suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.