Como saber se minha CNH está suspensa?

Como saber se minha CNH está suspensa?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê diversas penalidades para motoristas que cometem infrações. Entre as punições mais pesadas, estão a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a cassação do direito de dirigir. As duas sanções impedem que a pessoa conduza veículos por determinado período, mas cada uma apresenta particularidades.

LEIA MAIS:
Novas regras de trânsito que começam a valer em 2022
DPVAT 2022: Entenda porque não será cobrado
Entenda as principais alterações do Código de Trânsito para 2022

A principal diferença entre uma CNH suspensa e uma cassada é a gravidade da situação. A suspensão é uma sanção mais leve e permite que o condutor retome o direito de dirigir após um curso de reciclagem. Já a cassação é aplicada após o cometimento de infrações durante a suspensão do período de direito de dirigir e requer um novo processo de habilitação.

Recorra Aqui - Como saber se minha CNH está suspensa? - Recorra Aqui - Multas e CNH -

Como a CNH pode ser suspensa?

A suspensão da CNH ocorre quando o motorista atinge um limite de pontos acumulados durante 12 meses ou caso sejam cometidas infrações específicas, independentemente do número de pontos que o motorista some. É aberto um processo administrativo, em até cinco anos a partir da infração, e o motorista deve ser notificado, sendo definido um prazo para defesa prévia.

Após esse período, o condutor pode tentar anular a multa recorrendo à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) em primeira e segunda instâncias. A suspensão da CNH só é realizada após a conclusão do julgamento.

Limite de pontos para suspensão

Até abril de 2021, eram necessários 20 pontos ou mais para que uma CNH fosse suspensa. Com as mudanças no CTB, esse limite foi ampliado para:

  • 40 pontos, caso não haja infração gravíssima ou o condutor exerça atividade profissional, independentemente das multas aplicadas;
  • 30 pontos se houver infração gravíssima;
  • 20 pontos na ocorrência de duas ou mais infrações gravíssimas.
Recorra Aqui - Como saber se minha CNH está suspensa? - Recorra Aqui - Multas e CNH -

Infrações que suspendem a CNH

Algumas infrações gravíssimas, que representam condutas mais perigosas no trânsito, provocam a suspensão da CNH se forem cometidas, mesmo que apenas uma vez. Entre elas, estão direção sob influência do álcool e recusa ao teste do bafômetro, condução que ameace pedestres ou outros veículos, manobras perigosas e disputa de “racha” ou corrida.

Motoristas envolvidos em acidente que deixem de prestar socorro ou de adotar medidas de segurança, dificultem o trabalho da perícia, não removam o veículo do local ou se recusem a prestar informações para boletim de ocorrência (BO) também podem ter a CNH suspensa.

No caso de motociclistas, a condução sem capacete ou roupa adequada, fazendo malabarismo, empinando o veículo ou transportando menores de 10 anos de idade pode ser punida com suspensão da CNH. Além disso, estão sujeitas a sanções de suspensão do direito de dirigir as condutas de transpor bloqueio policial sem autorização, trafegar em velocidade superior a 50% da máxima permitida e usar o veículo para interromper a circulação da via ou organizar bloqueio sem autorização.

Como descobrir se minha CNH está suspensa?

As autoridades de trânsito são obrigadas a notificar o condutor quando acontece a abertura de um processo administrativo, para garantir o direito de defesa. Isso pode ser feito pelos Correios ou por meios tecnológicos, mas essa notificação nem sempre acontece. Caso o motorista cometa uma das infrações gravíssimas ou supere o limite de pontos, deve ficar atento se não está sendo alvo de um processo de suspensão de CNH, pois se for flagrado com a carteira suspensa pode ter o direito de dirigir cassado.

Para conferir se a CNH está suspensa, basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de seu estado, procurar a opção “Consulta CNH” ou “Certidão da CNH” e efetuar o login. A consulta também pode ser realizada no aplicativo de cada órgão estadual, caso esteja disponível.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de suas multas?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam em obter êxito nos recursos de infrações auto suspensivas, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar no passo a passo para recorrer de multas e manter sua CNH.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é contato@recorraaqui.com.br e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.