Como utilizar o freio de forma segura e eficaz?

Parar o carro de forma tranquila é um dos atos mais importantes da condução, afinal, qualquer falha pode acarretar um acidente.

Além da manutenção regular do sistema de freios do veículo (verificação do nível do fluido, checagem e troca de pastilhas e discos dentro das especificações do fabricante), as atitudes do motorista também tem influência direta na eficiência nas frenagens.

Dicas básicas

Primeiramente, é precisar sentar-se na posição correta, caso contrário, o motorista não conseguirá frear com a máxima eficiência. O tronco deve estar ereto e, para medir a distância ideal do banco, o motorista deve, apoiado no encosto, conseguir apoiar os pulsos na parte superior do volante.

Outra atitude fundamental é manter uma distância segura em relação ao carro à frente, guardando certa margem para imprevistos. E, em frenagens normais, como um semáforo que fechou à frente, pise no pedal de forma suave e vá reduzindo as marchas. Também é preciso ficar atento às situações que reduzem a aderência do piso e aumentam a distância de frenagem – como ondulações, chuva ou óleo. Ao se deparar com uma situação dessas, antecipe-se e reduza a velocidade.

Eletrônica

O principal recurso eletrônico que ajuda o motorista nas frenagens é o sistema ABS, que impede o travamento das rodas e ajuda a reduzir a distância de frenagem. Ao detectar essa situação, o ABS libera o disco de freio por milissegundos e o pinça novamente em seguida.

Mas, para a total eficácia do ABS, é preciso que o pedal do freio seja pressionado firmemente, até o veículo parar por completo. O ABS também permite fazer o desvio de trajetória durante a frenagem, algo impossível com as rodas travadas.

Cabe ressaltar, que jamais o condutor deve aliviar o pedal ao ouvir estalos ou sentir vibração no pedal – são reações normais no funcionamento do sistema. Apesar de obrigatório nos carros brasileiros desde 2014, os dois instrutores comentam que muitos motoristas ainda não o conhecem.

Caso o veículo não tenha ABS, ao sentir que as rodas travaram, o motorista deve aliviar a pressão por breves instantes, simulando o que faz a eletrônica. Por isso, em um primeiro contato, é essencial saber se um carro conta ou não com o ABS, já que o procedimento em caso de uma frenagem de emergência é totalmente diferente.

Na serra

Para concluir, é preciso redobrar o cuidado em longas descidas, nas quais se deve utilizar o freio motor. Em carros manuais, use a mesma marcha que usaria para subir o trecho. Nos automáticos, lance mão das opções de marcha reduzida ou do seletor de trocas manuais. É perigoso descer vários quilômetros segurando o carro só no freio, pois eles podem superaquecer e perder a eficiência. É importante que o dono entenda perfeitamente como usar os recursos da transmissão do seu carro.

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