Condutas no Trânsito que Você nem Sabia que Podem Gerar Multas

Multas - Condutas no Trânsito que Você nem Sabia que Podem Gerar Multas - Recorra Aqui Blog

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece em seu capítulo XV quais são as infrações de trânsito.  Muitas delas são bem conhecidas como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, dirigir com a CNH suspensa dentre outras.

Mas também há várias condutas que os motoristas fazem, e acabam cometendo infrações sem perceber.

Neste artigo o Recorra Aqui separou algumas dessas condutas que são infrações de trânsito e geram multa, caso sejam desrespeitadas.

Condutas no Trânsito que Podem Gerar Multas

  1. Molhar pedestres na rua

Aquela chuva caindo, você dirigindo, e aquela super poça de água pedindo: “Passa por cima e espalha água para todo lado!”.

Conforme o CTB, usar o veículo para arremessar água, especialmente sobre os pedestres é considerado infração de gravidade média. Se avistada a infração, o motorista poderá sofrer uma multa de cerca de R$ 130.

  1. Transitar com o som alto

Tá feliz da vida, entrou no carro e colocou o som bem alto com a sua música preferida? Fique atento, segundo o art. 228 do CTB, caso o volume ou frequência do som não esteja de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista comete uma infração grave, sob pena de multa. E isso vale para qualquer hora do dia.

  1. Trafegar em velocidade muito baixa

Que há um limite máximo de velocidade todos sabem. Entretanto, uma norma menos conhecida é a velocidade mínima. Conforme o art. 62 do CTB, ela não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima permitida, de acordo com cada via e as condições da pista. Ou seja, em uma via em que o limite é de 60 km/h, a velocidade mínima permitida é de 30 km/h.

  1. Dirigir com apenas uma das mãos

Deu aquela fome ou vontade de fumar enquanto dirige? Segundo o CTB, também se considera infração média a condução do veículo com apenas uma das mãos. Caso esteja dirigindo com apenas uma das mãos para falar ao celular, a infração cometida passa a ser considerada gravíssima, o que aumenta o valor da multa para R$ 293,47.

 

  1. Utilizar fones de ouvido

O som do carro deu problema, ou você ainda não tem dinheiro para comprar um aparelho. Solução rápida: fones de ouvido ligados ao celular. NADA DISSO!  O CTB determina que, ao ser flagrado utilizando o aparelho, o motorista está cometendo uma infração média, com pena de multa. Assim, fique atento a esse detalhe, pois muitos ainda pensam que utilizar o fone de ouvido para atender o celular ou mesmo escutar música não compromete a segurança nem acarreta qualquer problema.

  1. Transitar em marcha à ré

Se você acha que retornar meio quarteirão em marcha à ré é normal, cuidado, pois essa marcha deve ser usada exclusivamente em distâncias necessárias para pequenas manobras, como fazer uma baliza para estacionar.

Também pode ser utilizada para não causar riscos à segurança, como se distanciar de algum possível acidente ou imperfeição na pista. Fora dessas situações, quem trafega em marcha à ré está cometendo uma infração grave.

  1. Transportar objetos no colo ou no banco traseiro

Gosta de levar o cachorrinho dar uma voltinha de carro no seu colo? CUIDADO! Conforme o art. 252 do CTB, é considerada infração média dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou objetos à esquerda ou entre braços e pernas. Ahh… e não importa o tamanho do objeto.  

  1. Jogar lixo pela janela do veículo

Além de ser uma tremenda falta de educação e respeito ao meio ambiente, jogar substâncias ou objetos na via enquanto está dirigindo é considerada uma infração média pelo CTB, com pena de multa.

Mas sabia que você pode recorrer dessas infrações? Recorrer é um direito seu!

 

Como Recorrer suas Multas?

Agora que você já sabe várias situações que podem gerar multas, o Recorra Aqui está pronto para te ajudar a recorrer das penalidades. O Recorra Aqui dispõe profissionais qualificados e que se comprometem em prestar um atendimento diferenciado, com um recurso personalizado que vai garantir o seu direito de defesa.

Com uma assessoria 100% online e segura, a Recorra Aqui elabora para você o recurso da sua multa.

Sendo assim, contratar a Recorra Aqui é a solução perfeita para sua multa, além do mais….


  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos no preço. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da suspensão da CNH e manter seu direito de dirigir.

Ficou com alguma dúvida? Quer uma CONSULTA GRATUITA? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, podemos e queremos te ajudar!

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.