Diferenças entre Notificação de Autuação e Notificação de Penalidade

Dicas - Diferenças entre Notificação de Autuação e Notificação de Penalidade - Recorra Aqui - Multas e CNH - autuação | diferenças | notificação

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre a diferenças entre Notificação de Autuação e Notificação de Penalidade. Saiba agora neste texto quais são as principais diferenças entre elas.

Notificação de Autuação

Este é o primeiro documento enviado pelo órgão de fiscalização, quando o condutor comete uma infração de trânsito.

Ao chegar a sua residência, a notificação deve ser entendida, primeiramente, apenas como um aviso do órgão autuador de que ele está lhe autuando em decorrência de um flagrante.

Nela, o agente de trânsito deve descrever todos os tópicos específicos da autuação, como o lugar, a data e hora do acontecido, entre outros.

Notificação de Penalidade

Para receber uma notificação deste tipo é preciso que, antes, você tenha recebido uma Notificação de Autuação, pois a lei precisa ter a certeza de qualquer penalidade imposta a um motorista.

De acordo com o art. 11 da Resolução nº 619/16, esse documento deve conter as seguintes informações:

“Art. 11. A Notificação da Penalidade de Multa deverá conter:

I – os dados mínimos definidos no art. 280 do CTB e em regulamentação específica;

II – a comunicação do não acolhimento da Defesa da Autuação ou da solicitação de aplicação da Penalidade de Advertência por Escrito;

III – o valor da multa e a informação quanto ao desconto previsto no art. 284 do CTB;

IV – data do término para apresentação de recurso, que será a mesma data para pagamento da multa, conforme §§ 4º e 5º do art. 282 do CTB;

V – campo para a autenticação eletrônica, regulamentado pelo DENATRAN; e

VI – instruções para apresentação de recurso, nos termos dos arts. 286 e 287 do CTB.”

Quais as principais diferenças entre as duas?

  • Primeiramente, a Notificação de Autuação deve ser sempre enviada antes da Notificação de Penalidade;
  • A Notificação de Autuação é um aviso, já a Notificação de Penalidade é a cobrança prevista de acordo com a infração de trânsito cometida;
  • A defesa da Notificação de Autuação não tem prazo de julgamento, porém o recurso em 1ª Instância deve ser julgado em até 30 dias;
  • Ao ser enviada, a Notificação de Penalidade já descreve o valor da multa e os pontos somados na carteira, além do cumprimento da suspensão e cassação;
  • Nos dois casos, existem órgãos diferentes que as julgam.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer das Notificações de Autuação e Penalidade?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é contato@recorraaqui.com.br e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, podemos e queremos te ajudar!

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

5/5 - (1 vote)

3 comentários em “Diferenças entre Notificação de Autuação e Notificação de Penalidade”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.