“Drogômetros”: o que são, como funcionam e quando serão implantados?

Bafômetro - “Drogômetros”: o que são, como funcionam e quando serão implantados? - Recorra Aqui Blog

A partir de 2020, além do uso dos já conhecidos bafômetros na blitz de trânsito, será implantado uma nova forma de teste, o “drogômetro”, que visa detectar a ingestão de substâncias psicoativas antes de o condutor começar a dirigir, ou seja, drogas!

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria criando um grupo de trabalho e estudos técnicos que visa à implementação e utilização de tecnologias para a detecção da presença dessas substâncias em motoristas. Tais tecnologias, utilizam aparelhos capazes de verificar a presença de drogas lícitas e ilícitas no organismo, que são capazes de alterar a capacidade de conduzir com segurança.

O grupo tem o prazo de até 12 meses para concluir os trabalhos, e elaborar todos os passos de implantação do dispositivo no território nacional.

Regulamentação dos Drogômetros

Segundo o Ministério da Justiça, o teste de drogas já é autorizado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o mesmo, é proibido dirigir sob o efeito de “álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”.

O Artigo 165-A, descreve que se recusar a se submeter a um teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa é considerado uma infração gravíssima, passível de multa e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento da CNH e retenção do veículo.

Como funciona o Drogômetro?

  • Coleta: O motorista coloca uma espécie de cotonete na boca por três minutos. Após isso, com o cotonete cheio de saliva, ele é colocado no testador.
  • Aplicação: A amostra é aplicada em um papel especial com moléculas de anticorpos que reagem com cada droga.
  • Teste Negativo: A saliva corre pelo papel, levando os anticorpos. Caso não haja drogas, eles reagem com o complexo “droga + proteína” e fazem uma mancha no papel.
  • Teste Positivo: Se a saliva contém drogas na amostra, elas reagem com os anticorpos e impedem sua ligação com o complexo e o surgimento da faixa colorida (vermelha).
  • Leitura: Cada droga é testada numa região do papel. Se a faixa vermelha aparece ao lado do nome de cada droga, o teste é negativo para a substância. Se não aparece, ele é positivo. A leitura é feita em 9 minutos.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de multas de trânsito?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, podemos e queremos te ajudar!

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.