Dúvidas sobre documentar carros antigos

Dicas - Dúvidas sobre documentar carros antigos - Recorra Aqui - Multas e CNH - antigos | carros | documentos

O que fazer com um carro que nunca teve documentos?

Atualmente, é pouco provável que um carro não possua qualquer documento, mesmo sendo de placa amarela, algum tipo de emplacamento ele teve. Caso o automóvel nunca tenha sido emplacado, o condutor poderá dar início ao processo de emplacamento como se fosse um veículo zero km.

Para consultar a documentação do carro é preciso fazer um laudo. Pelo número do chassi se descobre muita coisa. Caso o carro nunca tenha sido emplacado, provavelmente só haverá o pré-cadastro no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que é a informação básica do veículo que as montadoras enviam para o órgão.

Se o carro constar na base do Denatran, a BIN (Base de Índice Nacional), então o carro já teve algum dono antes. Caso nada conste, basta ir a um despachante e dar início ao emplacamento, munido com o resultado do laudo e o recibo de compra/venda. Caso não queria utilizar os serviços de um despachante, o condutor poderá fazer isso sozinho comparecendo ao Detran ou Ciretran de sua cidade.

Tenho um carro antigo, sem documentos e placa amarela/cinza

Antes de qualquer coisa, é preciso que o atual dono conheça o antigo. Caso não haja esse conhecimento, existem diversos meios de como obter os dados. Entre em contato com algum despachante e pague o preço de uma pesquisa detalhada.

Com os dados do antigo proprietário em mãos é preciso descobrir se ele continua vivo. Dependendo do veículo, é provável que o antigo proprietário já tenha falecido, caso seja essa a situação, é preciso localizar algum parente. Entrando em contato com os herdeiros, o condutor poderá confirmar se o carro foi inventariado. Caso a resposta seja afirmativa, resta somente pegar o alvará de transferência que o juiz entrega após o processo e dar andamento ao processo de transferência e licenciado.

Caso o carro não tenha sido inventariado é necessário abrir um processo de inventário, fazer um contrato de compra e venda com os herdeiros e um termo de cessão de bens em que todos os herdeiros assinam abrindo mão do carro. Para qualquer um dos casos é necessário o apoio de um advogado.


Porque o Recorra Aqui pode te ajudar?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

2/5 - (4 votes)
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.