É permitido transitar com o veículo em marcas de canalização?

Dicas - É permitido transitar com o veículo em marcas de canalização? - Recorra Aqui - Multas e CNH - canalizacao | carro | condutor

As marcas de canalização estão em várias partes do trânsito, principalmente nas avenidas das grandes cidades. O que muita gente não sabe é que transitar por elas, pode pesar e muito no seu bolso, além de provocar certo transtorno na vida dos motoristas.

Trafegar por esta faixa branca, normalmente zebrada, pode fazer com que você tenha 7 pontos em sua carteira de habilitação.

A função destas marcas é orientar o fluxo do trafego de veículos em uma via, principalmente as mais movimentadas, onde direcionam a circulação e dão segurança para a área pavimentada que não deve ser utilizada.

Existem dois tipos de marcas de canalização, as de cores brancas e as de cores amarelas. As primeiras indicam o fluxo no mesmo sentido, e a segunda vias de sentidos opostos.

O que tem deixado os motoristas surpresos é a chegada destas multas em suas residências, onde muitos destes nem ao menos sabem que isto é uma infração administrativa punível com multa.

O mais complicado é que muitas destas infrações são verificadas por sistema de videomonitoramento, e não vem instruídas com a prova do ato infracional, o que seria de bom senso dos órgãos e que é exigido pela nossa legislação.

O que ocorre na maioria dos casos é uma grande injustiça, pois o fiscal, tanto presencial quanto por videomonitoramento, não analisa o caso como um todo, para verificar se houve uma necessidade de passar por estas marcas de canalização em razão de uma fechada de trânsito. O que se leva em consideração é o simples fato de transitar, não importando a real necessidade ou intenção do condutor.

Estas infrações estão descritas no Código de Trânsito Brasileiro, e estão presentes nos seguintes artigos:

Art. 181. Estacionar o veículo:

VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público: 

Art. 182. Parar o veículo:

VI – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas de canalização:

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração – gravíssima;

A infração que mais é cometida é a relativa ao artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, e o valor desta multa é de R$880,00 reais. Atualmente, este tipo de multa vem sendo cada vez mais aplicada, e isto ocorre em razão dos videomonitoramentos, onde não é preciso a presença de um agente no local, e tudo é feito ã distância por meio de câmeras que filmam as rodovias.

Muitos condutores se sentem injustiçados ao receber este tipo de notificação, e muitos se demonstram surpresos, pois jamais imaginaram, que trafegar por aquelas faixas de divisão de fluxo causaria tamanha dor de cabeça.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:


  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.