Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato?

Sem classificação - Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato? - Recorra Aqui Blog

Quem nunca viu nas redes sociais uma imagem onde aparece um encosto de cabeça e uma frase com os seguintes dizeres: “Em casos de emergência, o encosto de cabeça do carro pode ser retirado para quebrar os vidros do carro.”

Isso é MENTIRA! Não divulguem essa falsa informação!

Vamos te explicar o porque.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), preocupado com a segurança dos motoristas e passageiros, elencou, há pouco tempo atrás, quais os novos equipamentos de segurança que serão obrigatórios em todos os veículos a partir de 2018.

Dentre esses equipamentos, trouxe o apoio de cabeça para todos os ocupantes do veículo. Esse acessório não é muito lembrado quando se fala em segurança, mas o seu uso pode prevenir várias lesões em casos de acidente de trânsito.

Para que serve o encosto de cabeça?

Em colisão traseira, é comum o relato do efeito chicote nos passageiros do veículo atingido. Ele possui essa denominação, pois o impacto de um veículo na traseira de outro, projeta para frente os ocupantes do carro que está adiante.

O cinto de segurança pode proteger o corpo das pessoas, porém não tem a capacidade de evitar uma lesão na coluna cervical, não protegendo, assim, a cabeça e o pescoço.

Resultado de imagem para encosto de cabeça

Portanto, uma das maneiras de prevenir as lesões na coluna é ajustar corretamente o encosto de cabeça do banco, ele é um elemento essencial para a segurança do motorista e dos passageiros.

Mas afinal, além da função de evitar lesões seríssimas, que podem ser até mesmo irreversíveis, o encosto de cabeça, em casos de emergência, são capazes de quebrar os vidros do carro e realizarem uma rota de fuga alternativa?

Vamos para a pergunta que não quer calar:

O encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência?

Resultado de imagem para quebrar o vidro com o encosto de cabeça

Não. Primeiramente, não parece estranho o fato do encosto, que é um equipamento extremamente importante na proteção e minimização de consequências em casos de alguma colisão, ser tão prático de ser retirado?

Aqui já vemos o motivo pelo qual este equipamento não serve para o que dizem por ai, uma vez que retirar o encosto de cabeça não é uma tarefa nada fácil, sendo necessário até mesmo o uso de ferramentas para retirá-lo.

Além disso, vocês já viram o material? Não parece ser muito resistente.


O encosto do carro não irá te salvar de um incêndio ou em algum caso de emergência. É mais aconselhável deixar um martelo no carro. Neste caso, este instrumento será bem mais útil.

Gostou desse artigo? Então compartilhe para que mais pessoas saibam que o encosto de cabeça do carro NÃO pode quebrar o vidro em caso de emergência!

Para mais informações, entre em contato. Para qualquer problema, Recorra Aqui!

Compartilhe

4 comentários sobre “Encosto de cabeça do carro pode quebrar o vidro em caso de emergência. Verdade ou Boato?”

  1. Dizer q foi fabricado com esta finalidade de fato é falso. Mas que é uma possibilidade a ser tentada numa situação de emergência é verdade. Testei no meu gol e é possível sim retirar o encosto sem ferramentas, apenas apertando um botão q há na base. Enfim apenas uma alternativa e talvez somente em alguns modelos de carros.

  2. É bem possível sim usar o apoio para quebrar o vidro, não com ele próprio mas sim, com as hastes de fixação.
    Utilizando de força e acertando bem no meio do vidro, esta haste irá fazer a função de um punção, concentrando toda a força aplicada e quebrando o vidro.
    Aliás, recomendo que todas as pessoas que dirigem, tenham em seus porta luvas um punção ou uma chave de fendas de porte médio, em caso de acidentes, estas ferramentas quebram o vidro.
    Um punção vc encontra em ferragens.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.