Quantas infrações são necessárias para suspender CNH?

Quantas infrações são necessárias para suspender CNH?

Há quase um ano, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sofreu diversas alterações. Desde o ano passado, condutores de todo o país começaram a ficar mais atentos com relação aos pontos decorrentes de infrações na sua CNH.

LEIA MAIS:
Em quanto tempo expiram os pontos da CNH?
CNH 2022: Mudanças acontecem em junho
Por que o preço da gasolina está subindo tanto?

Tais pontos, aliás, podem causar a suspensão da CNH por até um ano. No caso de reincidência, esse prazo aumenta ainda mais, podendo chegar a dois anos, além, é claro, do pagamento da multa.

O limite de pontos que pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mudou: foi de 20 para 40 pontos.

Porém, o total de pontos que resultam na perda da carteira de motorista pode diminuir conforme a quantidade de infrações gravíssimas acumuladas pelo condutor.

Segundo o Código de Trânsito, a CNH só pode ser devolvida ao condutor após o término da penalidade e do curso de reciclagem, sendo este obrigatório.

Caso o motorista seja pego em flagra pela fiscalização dirigindo um veículo com a carteira suspensa, terá de arcar com uma multa de aproximadamente R$ 900, além de ter o veículo retido até a chegada de outra pessoa habilitada e, para piorar, também terá sua carteira cassada por dois anos.

Infrações de trânsito: Nova pontuação

Antes das mudanças ocorridas, a pontuação que culminava na suspensão da CNH do condutor era de 20 pontos durante o período de 12 meses.

Com as alterações, a suspensão agora acontece de forma escalonada:

  • O condutor tem a habilitação suspensa com 20 pontos, caso tenha duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, caso tenha uma infração gravíssima na pontuação;
  • 40 pontos, caso não tenha nenhuma infração gravíssima na pontuação.

No caso do motorista que exerce atividade remunerada, como taxistas e de aplicativos de transporte, a suspensão ocorre somente quando este condutor atingir o número fixo de 40 pontos, sem levar em conta a gravidade de suas infrações.

As infrações gravíssimas tem o valor de R$ 239,37 e ainda soma sete pontos na CNH.

Algumas práticas que podem gerar esse tipo de infração são:

  • Dirigir falando ao celular;
  • Avançar sinal de trânsito;
  • Andar na faixa exclusiva de ônibus;
  • Parar em vaga destinada à pessoa com deficiência, entre outras.

As demais infrações geram menos pontos:

  • Grave: 5 pontos;
  • Média: 4 pontos;
  • Leve: 3 pontos.

Para consultar o número de pontos na carteira, o motorista pode acessar o site do Detran de seu estado ou baixar o aplicativo oficial CNH Digital para celulares.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de suas multas?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam em obter êxito nos recursos de infrações auto suspensivas, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar no passo a passo para recorrer de multas e manter sua CNH.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!


Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.