Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado?

Dicas - Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado? - Recorra Aqui Blog

Gasolina custando mais que R$ 4 reais preocupa os motorista quando o assunto é consumo do veículo, ainda mais com temperaturas altíssimas, onde é quase impossível ficar sem o ar condicionado ligado.

Pensando nisso, o Recorra Aqui trouxe uma pergunta bastante comum entre os motoristas: Janela aberta consome mais combustível que ar-condicionado ligado?

Janela aberta consome mais combustível que ar-condicionado ligado?

Segundo um estudo realizado pela Sociedade de Engenharia Automotiva (SEA), dirigir com o ar condicionado ligado é a melhor maneira de economizar combustível. Porém, em alguns casos pode não ser a opção mais indicada.

Segundo o estudo, há dois fatores que precisam ser levados em consideração: o primeiro é a forma de funcionamento do compressor de ar do veículo e a quantidade a mais de combustível que o motor precisa para operar; sem segundo lugar o fator conhecido como arrasto.

Como funciona o efeito arrasto

Arrasto: resistência que o carro e todos os objetos em movimento encontram quando se deslocam pelo ar em qualquer velocidade. O arrasto pode se sentido ao colocar a mão para fora do veículo enquanto ele está em movimento.

Quando as janelas estão fechadas, a estrutura do veículo é projetada para anular essa “força”, mas isso quando a velocidade é maior.

Para entender melhor esse efeito, imagine o carro como um paraquedas. Quando o paraquedas é acionado, ele diminui a velocidade por segurar o ar. A mesma coisa acontece quando a janela é aberta em alta velocidade. O carro funciona como o paraquedas, fazendo o motor trabalhar mais para manter a mesma velocidade e também para acelerar.

Conclusão

Depois da pesquisa, o estudo concluiu que quando o carro está a 80km/hora e com as janelas abertas, há uma diminuição da eficiência de combustível em até 20%. Porcentagem maior do que quando o carro está com o ar condicionado ligado, que tem uma diminuição da eficiência de combustível em até 10%.

Quanto menor a velocidade, menor a influência da resistência do ar. Então, se o veículo trafega pela cidade, é mais eficiente dirigir com as janelas abertas, pois o atrito do ar quase não afetará o consumo.

Assim, o uso do ar condicionado é mais eficaz quando o veículo está trafegando por uma rodovia.

Quer trocar de carro em 2018?

Dicas - Janela aberta gasta mais combustível que ar-condicionado ligado? - Recorra Aqui Blog

Está insatisfeito com seu carro? Enjoou dele? Ou trocar de carro é um sonho para esse novo ano? Então 2018 vai ser o seu ano de trocar de carro.

Já pensou em trocar seu carro de forma simples? Clicando aqui você terá as melhor dicas de como comprar carros econômicos e com baixo valor para aquisição. Terá também dicas exclusivas para fazer do negócio automobilístico o seu negócio em 2018, confira aqui.


Para concretizar este sonho, você precisa focar, poupar e arriscar.

Confira neste link dicas arrasadoras para trocar de carro e ainda fazer do negócio dos carros o seu novo negócio para ganhar dinheiro em 2018.

Gostou deste artigo e dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos que querem trocar de carro em 2018.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.