Lei Seca: dez anos e 40 mil vidas salvas

De acordo com um estudo Escola Nacional de Seguros, desde junho de 2008, quando a Lei Seca entrou em vigor, cerca de 40 mil vidas foram poupadas pela proibição de beber e dirigir. Outras 235 mil pessoas deixaram de permanecer inválidas em decorrência dos acidentes. Contudo, o montante dos índices não é tão otimista.

O Brasil é um dos 25 países no mundo que utiliza a tolerância zero para a combinação entre drogas e direção. É também um dos 34 países que, até 2015, no Relatório do Status Global de Segurança Viária, possuíam leis nacionais sobre condução sob o efeito do álcool alinhadas com as práticas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o balanço anual da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2017, dois milhões de testes de alcoolemia foram realizados. Mais de 19 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool. O número é cerca de 7% maior que 2016. Além disso, seis mil motoristas foram presos por estarem com o limite do psicoativo suficiente para ser enquadrado como crime.

O Ministério da Saúde também contabilizou informações referentes à Lei. O órgão questionou, no decorrer de 2017, mais de 53 mil pessoas. O número de motoristas que dirige após usar drogas aumentou 16% no período entre 2011 e 2017. Entre esses, os maiores números são de jovens de 25 a 34 anos com maior escolaridade.

O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), por sua vez, aponta que 32 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano de 2017. Tal índice é 13% menor do que no ano anterior. Um outro levantamento, feito pelo Ministério da Saúde afirma que a terceira maior causa de morte no trânsito é a ingestão de álcool, perdendo somente para a falta de atenção e a alta velocidade.

Como funciona a punição da Lei Seca

A punição, na realidade, acontece de acordo com exigências bem simples:

– Ao soprar o bafômetro, o aparelho indica o volume de álcool no sangue

– Se o resultado estiver entre 0,2 e 0,6 grama por litro a punição é uma multa e a suspensão temporária da CNH

– Caso o resultado esteja acima de 0,6 grama por litro, a punição aumenta para uma multa, suspensão da CNH e prisão de seis a 36 meses

O valor da multa é de R$2.934,70. Quando os acidentes causados por motoristas embriagados resultam em lesão corporal grave ou morte, as penas são de reclusão de dois a oito anos.

E quanto ao futuro da Lei Seca?

Devido ao alto índice de acidentes e motoristas que continuam dirigindo embriagados, deu-se origem o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), sistematizado pela Lei Federal 13.614/18, que tem como meta reduzir, em dez anos, o número de mortos em acidentes pela metade. Entre as ações envolvidas na Semana Nacional de Trânsito, estão a realização de campanhas permanentes e públicas de informação, esclarecimento, educação e conscientização do trânsito.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.