Como ter êxito em seus recursos de multas?

Recursos de multas - Como ter êxito em seus recursos de multas? - Recorra Aqui Blog

Nos dois primeiros meses de 2018, o Detran do Distrito Federal recebeu mais de 1.200 contestações referentes a multas emitidas. Destas contestações, mais da metade foram indeferidas e erros no momento do preenchimento dos documentos de justificativa são as principais causas da rejeição.

Entre 2016 e 2017 o número de recursos rejeitados é ainda maior: 72%. Entre janeiro e fevereiro de 2018, 1.283 pessoas optaram por entrar com um pedido de recurso administrativo contra multas de trânsito. Destes, 686 foram indeferidos e somente 597 foram aceitos. Em 2017, de 17.167 processos, 12.332 foram rejeitados e, no anterior, 2016, de 17.899 processos analisados, 13.022 foram recusados.

Segundo a diretoria de Controle de Condutores e Veículos, a maioria dos pedidos não é aceita por causa de erros cometidos no momento de iniciar o recurso. Quando um condutor é multado e recebe o auto de infração, ele tem 15 dias para apresentar a defesa prévia.

Neste momento, é preciso solicitar uma cópia do auto de infração para verificar como ele está. Depois disso, o condutor pode entrar com um recurso contra a multa recebida, argumentando a favor do cancelamento da infração. Nesta fase do processo, é necessário expor os motivos que levaram o condutor a desrespeitar as leis de trânsito e não se defender diretamente sem antes pedir a cópia do documento.

Outro motivo que colabora para a maioria dos pedidos de recursos serem indeferidos é a ausência de documentos convincentes, como por exemplo os radares. Existem motoristas que recorrem argumentando que o radar não estaria auferindo a velocidade, mesmo que eles passem por manutenções periodicamente.

Em casos onde normalmente os condutores alegam coisas que já estão provadas e legitimadas, o direito administrativo rege que, segundo o princípio da presunção e legitimidade ou veracidade, o que a administração pública alega é sempre verdadeiro e no caso de um recurso, cabe somente à outra parte provar que os fatos estão errados e apresentar circunstâncias que retirem essa responsabilidade.

Uma melhor discriminação da infração no auto de ocorrência acarretaria a eliminação de cerca de 50% dos recursos e dos pedidos indeferidos, de acordo com especialistas. A maioria das infrações são cometidas intencionalmente e, caso o Detran explicasse a infração de uma forma mais direta no auto de infração, a quantidade de recursos indeferidos teria uma grande baixa.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de multas de trânsito?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.