Nova CNH 2022: veja como é e o que muda

Nova CNH 2022: veja como é e o que muda

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor em todo o território brasileira. A Resolução 886/21, publicada em dezembro de 2021, foi quem regulamentou as especificações, a produção e a expedição do novo documento.

LEIA MAIS:
3 novas regras de trânsito que podem suspender sua CNH
Novas multas de trânsito já estão valendo: conheça as 3 atualizações
STF pode autorizar motorista a não fazer teste do bafômetro

O modelo, agora reformulado, havia sido publicado no Anexo da Resolução, porém, no dia 30 de maio de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União, a Deliberação 259/22, também do Contran, que altera três anexos da resolução:

  • Anexo I: que traz o layout;
  • Anexo III: que traz as especificações da CNH;
  • Anexo IV: que trata das instruções dos dados variáveis da CNH.
Notícias - Nova CNH 2022: veja como é e o que muda - Recorra Aqui - Multas e CNH - mudanças na cnh | nova CNH
A troca para o novo modelo de CNH não será obrigatória, quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar. Foto: Divulgação Detran/MS

De acordo com o site do Ministério da Infraestrutura, os anexos serão disponibilizados somente para as empresas credenciadas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União para produzir a CNH.

“Isso quer dizer que o modelo não será exatamente o apresentado originalmente (conforme mostra a imagem ao lado), mas se manterá a alteração do layout. Também não haverá alteração no Anexo II que traz a tabela de abreviaturas da habilitação”, explicou Eduardo Cadore, especialista em Gestão, Psicologia e Direito de Trânsito.

Ainda segundo o especialista, alguns DETRANs do país, como é o caso de Pernambuco e Amazonas, já suspenderam a expedição dos documentos nestes últimos dias de maio, para se adequar ao novo modelo a partir de junho.

Lançamento da nova CNH

O lançamento oficial da nova CNH acontecerá em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro.

Quais as principais mudanças?

Conforme Frederico Carneiro explica, o novo documento incorpora elementos gráficos que vão dificultar falsificações e fraudes, o que o torna ainda mais seguro.

“Com relação aos requisitos internacionais, a nova CNH vai trazer um código MRZ, aquele utilizado em passaportes, permitindo o embarque em terminais de autoatendimento.  Além disso, o novo documento também terá uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que aquele condutor seja facilmente identificado fora do Brasil, além de traduções em outros dois idiomas, inglês e espanhol”, explicou.

Frederico destaca ainda que a nova habilitação está mais moderna, trazendo nome social e a filiação afetiva do condutor, se ele assim desejar. “Nosso objetivo é trazer mais facilidade para a vida do cidadão brasileiro”, finalizou.

De acordo com a diretora de Habilitação do Detran/MS, Lina Issa Zeinab, que também participará do evento de lançamento, as cores aplicadas no documento serão predominantemente verde e amarelo. Além disso, a assinatura do motorista fica logo abaixo da foto.

Ainda de acordo com a diretora, o formato das categorias segue o padrão internacional. Isso facilita a identificação por países signatários da Convenção de Viena. Na tabela deverão constar as categorias para as quais o motorista está habilitado.

“Apesar da tabela apresentar subcategorias (A1, B1, C1, D1, C1E, D1E), vale ressaltar que não haverá alteração nas categorias de CNHs nacionais”, alerta Zeinab.

A indicação de CNH temporária ou definitiva será feita no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas bem como se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.

Notícias - Nova CNH 2022: veja como é e o que muda - Recorra Aqui - Multas e CNH - mudanças na cnh | nova CNH

Troca não é obrigatória

A troca para o novo modelo não será obrigatória. Ou seja, quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar. “O documento na versão atual continuará válido. No entanto, caso o condutor queira ter o documento no novo modelo, poderá solicitar a segunda via, mediante recolhimento das taxas de serviço”, informa a diretora de Habilitação.

CNH digital

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a mudança para o novo modelo ocorrerá quando acontecer a renovação da CNH. Ou ainda, no caso da primeira habilitação.

“A CNH funciona da mesma forma. O modelo atual vai continuar até que haja necessidade de renovação, quando será gerado o novo modelo”, explicou o órgão.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de suas multas?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam em obter êxito nos recursos de infrações auto suspensivas, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar no passo a passo para recorrer de multas e manter sua CNH.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!


Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

Avalie este conteúdo
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.