O que é preciso para pagar impostos sobre carros antigos?

Dependendo do caso, os proprietários de carros antigos não precisam se preocupar com o pagamento do IPVA, pois s isenção está relacionada ao ano de fabricação e varia de estado para estado.

Contudo, outros impostos para posse de carro no Brasil são cobrados normalmente.

IPVA

Carros antigos beneficiam-se de isenção do pagamento do IPVA. Porém, esse benefício depende do ano de fabricação. Confira abaixo as idades dos veículos isentos, em alguns dos estados brasileiros:

São Paulo – 20 anos

Rio de Janeiro – 15 anos

Minas Gerais – o valor do IPVA diminui conforme o carro vai ficando mais antigo

Santa Catarina – automóveis fabricados até 1985

Distrito Federal – 15 anos

Bahia – 15 anos

Alagoas – 20 anos

Paraná – 20 anos

Se você se encontra em outro local e deseja saber se será beneficiado com a isenção, consulte a página do DETRAN do estado em que o carro é licenciado.

Licenciamento anual

O licenciamento deve ser feito todos os anos, independentemente da idade do veículo. É por meio dele que se obtém autorização para circulação, sendo, portanto, um imposto obrigatório.

As datas para pagar essa taxa são determinadas pelos estados, e só é possível realizar o licenciamento após pagar todas as multas e o IPVA do automóvel. Outra condição para licenciar o veículo é estar com o DPVAT em dia.

DPVAT

A sigla se refere ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, e corresponde a um imposto obrigatório para carros de todas as datas de fabricação. Também conhecido como “seguro obrigatório”, deve ser quitado anualmente.

Importante destacar que o DPVAT serve para pagar indenizações a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, ou seja, qualquer pessoa vitimada por uma ocorrência pode acionar o seguro e receber o valor previsto em lei.

Penalidades em caso de não pagamento dos tributos

Para quem não está com o pagamento dos impostos em dia, as penalidades incluem cobrança de juros e multas, além de pontos na carteira de habilitação. Saiba o que acontece, caso a caso, quando se atrasa o pagamento dos impostos:

  • IPVA

Se o veículo ainda não é isento de pagar essa taxa, o não pagamento implica em não poder licenciar o veículo. E, atrasar muito tempo a quitação do débito poderá até mesmo resultar em negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC.

  • DPVAT

Não pagar esse seguro significa não poder licenciar o carro. E, correr o risco de rodar sem estar licenciado é assumir a possibilidade de ter que pagar multa e ainda levar sete pontos na carteira de motorista.

Licenciamento

Dirigir veículo com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima. Quer dizer que, se o motorista for pego com essa taxa atrasada, terá sete pontos na habilitação e o seu veículo apreendido.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.