Podem haver penalidades sem o teste do Bafômetro?

Um tema muito debatido sobre o bafômetro diz respeito a possibilidade de se aplicar penalidade sem que o condutor tenha prestado o teste do bafômetro.

O CTB prevê essa possibilidade. O meio de prova preferencial sempre deve ser o bafômetro, mas em caso de recusa o agente de trânsito pode usar de outras provas. Inclusive a sua impressão documentada pode servir como prova.

Veja o que a Resolução 432 do CONTRAN tem a dizer:

Art. 5º Os sinais de alteração da capacidade psicomotora poderão ser verificados por: I – exame clínico com laudo conclusivo e firmado por médico perito; ou II – constatação, pelo agente da Autoridade de Trânsito, dos sinais de alteração da capacidade psicomotora.

O anexo II dessa resolução traz uma série de elementos que devem ser observados pelo agente, veja:

VI. Sinais observados pelo agente fiscalizador:

a. Quanto à aparência, se o condutor apresenta:

I. Sonolência;
II. Olhos vermelhos;
III. Vômito;
IV. Soluços;
V. Desordem nas vestes;
VI. Odor de álcool no hálito.

b. Quanto à atitude, se o condutor apresenta:

I. Agressividade;
II. Arrogância;
III. Exaltação;
IV. Ironia;
V. Falante;
VI. Dispersão.

c. Quanto à orientação, se o condutor:

I. sabe onde está;
II. sabe a data e a hora.

d. Quanto à memória, se o condutor:

I. sabe seu endereço;
II. lembra dos atos cometidos;

e. Quanto à capacidade motora e verbal, se o condutor apresenta:

I. Dificuldade no equilíbrio;
II. Fala alterada;

É preciso lembrar que um desses elementos isolados não é capaz de constituir prova, o agente sempre deve analisá-los em conjunto.

Portanto, se o condutor se recusar a realizar o teste e o agente de trânsito identificar os elementos caracterizadores de embriaguez, pode haver aplicação de penalidade, mas todos esses pontos devem constar do auto de infração. Se o agente não preencher o Auto corretamente a infração deve ser cancelada.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa do bafômetro?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

8 comentários sobre “Podem haver penalidades sem o teste do Bafômetro?”

    1. Recorra Aqui

      Oi Paulo, às vezes sua CNH pode estar bloqueada e o sr nem sabe.
      Ter a CNH bloqueada traz consequências também.
      Para uma CONSULTA GRATUITA entre em contato por e-mail: [email protected] ou por WhatsApp: (14) 99701-4520 ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

    1. Recorra Aqui

      Oi Celso, com certeza podemos ajudar! Só precisamos ver se ainda temos para para isso!
      Para uma CONSULTA GRATUITA entre em contato por e-mail: [email protected] ou por WhatsApp: (14) 99701-4520 ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.