Proprietários agora podem indicar principal condutor

Se você costuma deixar outras pessoas dirigirem seu carro, fique de olho no que vai ler a seguir.

Os proprietários de veículos agora podem fazer a indicar ao Denatran qual motorista costuma conduzir o seu automóvel. A funcionalidade foi desenvolvida pelo Serpro e permite o registro, pelo proprietário, do principal condutor, que, portanto, fica responsável pelo pagamento das multas.

Basta apenas que o proprietário faça o login no Portal de Serviços do Denatran e forneça o CPF e o número da CNH do motorista principal, que receberá um e-mail para concordar com o procedimento. Ao confirmar, ele deve informar o código de segurança da CNH.

O processo é diferente daquele da indicação do real infrator, que exige comparecimento ao posto de atendimento do Detran. O principal condutor fica sendo aquele que, por definição, responde pelas multas de tráfego do veículo. Ele mesmo, caso não tenha violado a lei de trânsito, pode indicar o infrator.

A indicação do principal condutor é permitida pela Lei 13.495/2017. O proprietário só pode cadastrar condutores com CNH ativa e de categoria compatível com o veículo. A norma exige a concordância expressa do condutor que, depois disso, tem seu nome inscrito no Renavam. Infrações como excesso de velocidade ou estacionamento em local proibido ficam sob responsabilidade do principal condutor. Porém, multas relativas à situação do veículo, como licenciamento vencido e falta de equipamentos obrigatórios, permanecem sob responsabilidade do proprietário.

Passo a passo

A funcionalidade de indicação está disponível para proprietários e condutores que possuem certificação digital ou sejam usuários da CNH digital.

Outra opção de acesso é para aqueles que já possuem cadastro no Brasil Cidadão, exceto para cadastros com o selo de confiabilidade básico.

No futuro, a funcionalidade será também disponibilizada na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para fazer a indicação, o usuário deve acessar “meus veículos”, clicar no ícone com as informações do carro e selecionar a opção “principal condutor”.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, ficaremos feliz em ajudá-lo.

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.