Qual o valor da multa por embriaguez e como recorrer?

Bafômetro - Qual o valor da multa por embriaguez e como recorrer? - Recorra Aqui - Multas e CNH - embriaguez | Importante | lei seca

Se você entrou aqui para saber qual o valor da multa por embriaguez e como recorrer você está no lugar certo, pois aqui vamos direto ao ponto. Atualmente, o valor da multa é de R$ 2.934,70.

De acordo com o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa por dirigir embriagado é considerada gravíssima (com fator multiplicador de 10 vezes) e gera a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

E mais, de acordo com art. 165, em caso de reincidência no período de 12 meses esse valor dobra, passando para R$ 5.869,40.

Entretanto, em alguns casos, a penalidade é aplicada injustamente e o motorista pode, e deve, recorrer e evitar a suspensão e o pagamento da multa.

Fui pego no bafômetro, e agora? Como recorrer?

Quem se depara com uma blitz da Lei Seca, dificilmente consegue escapar da averiguação.

A operação é montada estrategicamente em um ponto sem saída da via. E lembre-se, ignorar esse bloqueio também é uma infração que resulta na suspensão da CNH.

Durante a abordagem, preste atenção nos procedimentos adotados pelo agente de trânsito e diga algo, se achar que algum deles não é correto. Mas sempre evite a discussão.

O art. 165 esclarece alguns pontos da autuação sobre embriaguez ao volante:

“Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.”

Como recorrer da multa por embriaguez?

Um recurso bem elaborado e, posteriormente, bem-sucedido evita a suspensão da CNH e livra o condutor do pagamento da multa.

Quando é registrado o auto de infração, uma notificação é enviada ao proprietário. Contudo, este auto de infração pode, ou não, se converter em uma multa. Por isso, essa notificação não vem com um boleto de pagamento.

Ao invés disso, é comunicado ao condutor um prazo para ele apresentar a defesa prévia.

Nesta defesa, devem ser expostos motivos que gerem o arquivamento do auto de infração. O órgão autuador analisará os fatos registrados para decidir a imposição, ou não, da penalidade.

Se a decisão for em aplicar a multa, neste caso sim o proprietário receberá uma notificação acompanhada de um boleto.

A data de vencimento será a mesma do encerramento do prazo para a apresentação do recurso em primeira instância.

Este recurso, por sua vez, será julgado pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), um órgão colegiado que decide, por maioria simples, se a penalidade será ou não mantida.

No caso de uma resposta negativa, ainda há a possibilidade de recorrer em segunda instância, no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Se qualquer uma das defesas apresentadas em cada uma dessas esferas for aceita, a multa é automaticamente cancelada e o motorista poderá continuar dirigindo sem ter que pagar o valor da autuação e cumprir suas penalidades.

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da multa por embriaguez?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é contato@recorraaqui.com.br e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

Se você gostou, COMPARTILHE para que mais pessoas saibam como recorrer de suas multas de trânsito.

4.5/5 - (17 votes)

8 comentários em “Qual o valor da multa por embriaguez e como recorrer?”

    1. Isso acontece muito Adriano, uma vez que a recusa ao teste do bafômetro também gera multa! É importante estar informado para saber como agir em uma blitz!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.