Regras no Detran para parcelamento de multas e renovação da CNH

Notícias - Regras no Detran para parcelamento de multas e renovação da CNH - Recorra Aqui - Multas e CNH - detran | parcelamento de multas de trânsito | renovação

Há mais de um ano a pandemia de Covid-19 mudou completamente a rotina de pessoas, empresas e órgãos. A reviravolta atingiu também a prestação de serviços. No Detran-RJ a retomada gradual proporcionou a reabertura de postos aos poucos e a volta de parte dos atendimentos, sempre com agendamento prévio. Para evitar uma corrida para colocar a vida em dia, parte dos serviços pode ser feita no site do órgão e documentos vencidos continuam válidos como a Carteira Nacional de Habilitação.

LEIA MAIS:
Novo limite de pontos na CNH: o que muda?
As 5 multas mais caras do Brasil
CNH Cassada em 2021: o que significa e o que fazer

— Mesmo com as medidas de distanciamento, estamos disponibilizando, diariamente, cerca de 33 mil vagas para os diversos serviços oferecidos pelo departamento. Além disso, desde o início da pandemia, já realizamos 34 mutirões aos sábados, com oferta de milhares de vagas extras à população — diz o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, sobre os atendimentos.

Além das ações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-RJ solicitou a publicação da portaria 209/2021, em 26 de março deste ano, para suspender por tempo indeterminado os prazos legais não somente para renovação de carteiras de habilitação, como de recursos de multas e transferência de propriedade de veículos, entre outros serviços.

Notícias - Regras no Detran para parcelamento de multas e renovação da CNH - Recorra Aqui - Multas e CNH - detran | parcelamento de multas de trânsito | renovação

Prazos do Detran

Carteira de identidade

O serviço é feito somente com agendamento prévio

O agendamento de dia e horário pode ser feito no site do Detran-RJ ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042.

O documento de identidade fica pronto em cerca de 10 dias úteis, sem a necessidade de agendamento para resgatar no posto.

Devido ao alto índice de faltosos, o órgão pede que, caso haja necessidade de cancelamento, seja comunicado para possibilitar o repasse da vaga. O agendamento pode ser desmarcado pelo site e pelo teleatendimento.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Carteira nacional de habilitação (CNH)

O serviço é feito somente com agendamento prévio.

O agendamento de dia e horário pode ser feito no site do Detran-RJ e pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042.

CNHs e PPDs (Permissão para Dirigir) expiradas a partir de 1º de março de 2020 continuam válidas por tempo indeterminado de acordo com a portaria 209/2021 do Contran.

As CNHs emitidas pelo Detran-RJ vencidas a partir de 1º de março de 2020 estão válidas em todo o território nacional, com isso, não é necessário correr aos postos

Para a 2ª via da CNH também é preciso agendamento pelo site ou pelo teleatendimento

No site do Detran-RJ é possível acessar um e-book com as informações e as novas regras aprovadas pelo Congresso Nacional, em outubro do ano passado.

Registro de veículos

O prazo para licenciar e emplacar veículos novos, comprados a partir de 5 de março de 2021, está suspenso. Por enquanto, o automóvel adquirido a partir desta data pode circular sem placa.

A transferência de propriedade de veículos adquiridos entre 19 de fevereiro e 30 de novembro de 2020 ganharam mais tempo para a mudança sem penalizações. No momento está organizado da seguinte forma:

  • Até 31 de agosto de 2021, prazo para realizar a transferência para data de venda de 1º a 30 de setembro de 2020
  • Até 30 de setembro de 2021, prazo para realizar a transferência para data de venda de 1º a 31 de outubro de 2020
  • Até 31 de outubro de 2021, prazo para realizar a transferência para data de venda de 1º a 30 de novembro de 2020
  • A tabela completa pode ser consultada no site do Detran-RJ

A aplicação de multas também está suspensa para o serviço de transferência de propriedade dos veículos, fora do prazo regulamentar de 30 dias, adquiridos a partir de 18 de fevereiro de 2021. Caso a multa não tenha sido cancelada, o motorista pode recorrer no site.

Notícias - Regras no Detran para parcelamento de multas e renovação da CNH - Recorra Aqui - Multas e CNH - detran | parcelamento de multas de trânsito | renovação

Licenciamento anual

O licenciamento anual de veículos continua 100% digital no Estado do Rio. O CRLVe é válido em todo o território nacional, e os motoristas podem ter o documento em até cinco aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores ou tablets, ou imprimi-lo em casa

O calendário para fazer o licenciamento de 2021 está dividido em quatro datas. Até estes prazos, o documento de 2020 continua válido.

  • Final de placa 1 a 2 – até 30 de setembro de 2021
  • Final de placa 3, 4 e 5 – até 31 de outubro de 2021
  • Final de placa 6, 7 e 8 – até 30 de novembro de 2021
  • Final de placa 9 e 0 – até 31 de dezembro de 2021

Licenciamento

Pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida através do site do Bradesco (https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/pagamentos.shtm)

Por determinação do governo federal, a taxa DPVAT referente ao licenciamento de 2021 não está sendo cobrada.

O proprietário precisa ter pago o DPVAT de 2020 e dos anos anteriores, assim como a GRT dos anos anteriores.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

CRLVe

Após a compensação das taxas, o usuário estará apto a usar o documento digital, chamado de CRLVe.

  1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
  2. Cadastre o usuário
  • Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
  • Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
  • Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra” com gov.br
  1. Baixe o CRLV Digital
  • Faça o login
  • Selecione “Veículos”
  • Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
  • Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital

Importante:

  • O CPF cadastrado na Carteira Digital de Trânsito deve ser o mesmo que consta no licenciamento do veículo
  • Depois de pagar a GRT, aguarde até 15 dias úteis para o pagamento ser compensado no banco e o aplicativo reconhecer a regularização e disponibilizar o documento
  • O CRLV de 2020 valerá até o fim do prazo para o licenciamento de 2021 (conforme tabela acima)
  • Veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular) devem ter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do ano vigente
Notícias - Regras no Detran para parcelamento de multas e renovação da CNH - Recorra Aqui - Multas e CNH - detran | parcelamento de multas de trânsito | renovação

Parcelamento de multa

As multas de trânsito, taxa DPVAT e IPVA podem ser parcelados em até 12 vezes. O processo pode ser realizado pelo site do Detran-RJ.

  • Acesse o site do Detran-RJ e clique no menu “Infrações” (https://www.detran.rj.gov.br)
  • Escolha o item “Pagamento de Débitos”
  • Em seguida “Parcelamento de Multas (cartão)”
  • Clique no link das empresas credenciadas para dar prosseguimento ao serviço
  • É preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso a consulta de débitos
  • Em seguida serão disponibilizadas todas as multas e taxas (licenciamento, DPVAT e IPVA) em aberto e que podem ser parceladas
  • Basta selecionar os débitos que gostaria de quitar e em seguida realizar o pagamento via cartão de crédito (em até 12 vezes) ou débito

Qual o prazo para apresentação de real infrator?

Trinta dias a partir da data da Notificação de Autuação.

Qual o prazo para apresentação de defesa prévia ou recurso de multa, de suspensão ou de cassação?

O prazo para se defender de uma autuação é de 30 dias, a partir da Notificação de Autuação, e o prazo para apresentar Recurso da Multa é o mesmo prazo do vencimento do boleto recebido junto à Notificação de Penalidade.

Ficam prorrogados por tempo indeterminado a data final para apresentação de defesa prévia/recursos e indicação do condutor infrator para as notificações emitidas com prazo limite a partir de 22 de março de 2021. Fonte: Extra Globo

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer de suas multas?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam em obter êxito nos recursos de infrações auto suspensivas, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar no passo a passo para recorrer de multas e manter sua CNH.

Avaliação Gratuita – Clique aqui

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!


Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

5/5 - (3 votes)
Compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.