Serviços do Detran e validade da CNH em tempos de coronavírus

Serviços do Detran e validade da CNH em tempos de coronavírus

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os serviços dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) foram alterados. O Detran do Rio de Janeiro, por exemplo, publicou uma resolução que trata da tolerância excepcional para validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em São Paulo, os postos terão fluxo de entrada de pessoas controlado. Minas Gerais aumentou a gama de serviços oferecidos pelo site.

Vistorias também devem ter prazos estendidos. Confira os detalhes das medidas adotadas por cada estado.

Acre

Em comunicado a todas as unidades de atendimento do Detran/AC, na capital e no interior, o presidente do órgão, Luiz Fernando Duarte, anunciou a suspensão do atendimento do público em geral e também de provas teóricas e práticas para os candidatos à primeira habilitação, a partir desta quinta-feira, 19, por 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

A medida cumpre a determinação do Decreto Estadual nº. 5.465, que trata das ações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), e obedece ao protocolo estabelecido pelo Governo do Estado.

A presidência do Detran publicou, no Diário Oficial do Estado, a Portaria Nº. 106/2020, que regulamenta os procedimentos adotados pelo órgão de trânsito durante o período de suspensão dos serviços.

Serão ampliados em mais 30 dias os seguintes prazos:

  • Laudos de vistorias;
  • Processos de cnh;
  • Cnh com validade vencida ou a vencer;
  • Recursos de multas;
  • Indicação de condutor;
  • Conversão de infração em advertência;
  • Recursos contra suspensão do direito de dirigir;
  • O agendamento das juntas médicas e psicológicas; e
  • As aulas do detran escola.

Ficam suspensas pelo prazo de 15 dias as emissões de notificação de penalidade de multa e novos documentos de identificação dos veículos, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Foi restringido em 50%, pelo período de 15 dias, as aulas teóricas presenciais e práticas, em todos os centros de formação de condutores credenciados no âmbito do Estado do Acre.

Durante o período de suspensão das atividades, a população pode procurar os serviços do órgão disponíveis no site Detran/AC.

Alagoas

O Detran/AL determinou a suspensão do atendimento ao público nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) para providenciar as adequações necessárias ao atendimento presencial agendado para a população, que deverá ser feito pelo cidadão através do site da autarquia a partir de segunda-feira (23).

Após a data, o atendimento será destinado apenas aos serviços estritamente essenciais desde que previamente agendados. Conforme pronunciamento do governador Renan Filho, o atendimento das Centrais JÁ! estará suspenso por 15 dias.

Os serviços que já estão disponíveis no portal do Detran/AL deverão ser realizados exclusivamente online. A decisão preventiva visa à redução dos riscos de transmissão da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Os serviços da banca examinadora também estarão suspensos pelo período de 15 dias. Candidatos deverão ficar atentos ao portal para conferir as novas datas dos exames de direção veicular. É essencial que os usuários verifiquem a lista de procedimentos disponíveis no site, que podem ser feitos sem a necessidade de se deslocar a um posto de atendimento.

Com relação ao Seguro DPVAT, o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito e ou familiares pode ser realizado por meio dos contatos telefônicos 98833-9295 / 98833-98833-1089 e através do e-mail: [email protected]

Amazonas

Pensando no bem-estar dos usuários e de seus colaboradores, o Detran-AM adota mudanças no atendimento ao público a partir desta quarta-feira (18/03). Em média, 5 mil pessoas recebem atendimento por dia no Departamento.

As mudanças estão em uma portaria publicada pelo diretor-presidente Rodrigo de Sá Barbosa, que já está em vigor e que altera o atendimento tanto em Manaus quanto no interior do estado. A determinação segue as linhas do Decreto n° 42.061, assinado na segunda-feira (16/03) pelo governador Wilson Lima, que estabelece a adoção de medidas preventivas para evitar a circulação do Covid-19 no estado do Amazonas.

O que muda nos serviços do Detran-AM

Os agendamentos para atendimento presenciais relativos aos serviços de habilitação e de veículos sofrerão ampliação no intervalo entre as vagas. Atualmente, entre um atendimento e outro, há um intervalo de mais ou menos seis minutos. Agora ele será de aproximadamente 15 minutos, para reduzir o fluxo de pessoas.

Também foram suspensos, por 30 dias, todos os calendários de exames teóricos na capital e no interior do estado, além de todos os cursos e treinamento realizados pelo Detran-AM.

Em relação aos exames práticos de direção veicular, a suspensão será apenas para o interior do estado, em virtude da proibição de deslocamento das bancas examinadoras.

Ainda na capital, os exames práticos de direção deverão ter o volume de atendimento reduzido em 50% a partir de 5 de abril.

Outra alteração é referente ao prazo para a realização de exames médicos e psicológicos. A partir de hoje, ele será de 60 dias a contar da data da guia de pagamento relativa ao exame.

Nesse período, o acesso de pessoas tanto à sede do Departamento quanto aos Postos de Atendimento dos shoppings Via Norte, Cidade Leste e Ponta Negra ficará restrito apenas aos usuários que solicitaram o serviço. Acompanhantes só serão permitidos em caso de necessidade de locomoção.

Atualmente, a maior demanda de atendimento do Detran-AM é para expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que responde por 64% dos serviços presenciais. E esse é um serviço que pode ser feito totalmente online.

O processo é simples e rápido, bastando ao usuário acessar o site do Detran Digital e seguir as etapas.

O usuário pode, ainda, baixar um manual com o passo a passo para emissão do CRLV digital, disponível no site do Detran-AM.

Outro documento que pode ser obtido de maneira digital é a CNH. Porém, para obtê-la, é necessário cumprir algumas etapas presenciais, como exames de saúde, foto e biometria.

Bahia

Em comunicado a todas as unidades de atendimento do Detran-BA, na capital e no interior, o diretor-geral do órgão, Rodrigo Pimentel, anunciou a suspensão das provas teóricas e práticas para os candidatos à primeira habilitação a partir desta quinta-feira (19). A medida vale por 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

A iniciativa cumpre a determinação do decreto estadual 19.529/2020, que trata das ações de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Ceará

Em conformidade com o Decreto Estadual nº 33.510, do dia 16 de março de 2020, e como medida de enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo Coronavírus, o Detran-CE adotou algumas medidas de prevenção. São elas:

Suspensão e exames práticos e teóricos

Estão suspensos todos os exames práticos e de legislação até o dia 31/03. Os candidatos que tiveram os exames cancelados serão informados posteriormente sobre a nova data.

Fiscalização apenas educativa para CNH vencida e transferência de veículos

As fiscalizações de trânsito realizadas pelo Detran-CE e Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) atuarão de forma educativa nos casos das seguintes infrações:

  • CNH vencida;
  • Licenciamento vencido e Transferência de Veículos não realizada no prazo de 30 dias.

Os agentes apenas orientarão os condutores, sem aplicação de multa pelos próximos 30 dias. A intenção é evitar aglomerações nos postos de atendimento e não gerar prejuízo para os motoristas e proprietários de veículos.

Suspensão de cursos e treinamentos

Todos os cursos, palestras e treinamentos promovidos pelo Detran-CE para servidores próprios, de outros órgãos e para o público em geral, bem como as visitas às escolas de educação para o trânsito estão suspensos até 31/03/2020.

Serviços presenciais do Detran-CE

Os serviços agendados tiveram sua capacidade de agendamento reduzida para evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Não haverá atendimento em todas as unidades do Detran-CE nos dias 19 e 20 de março, em função de Decreto de Ponto Facultativo em função do feriado de São José, padroeiro do Estado.

Serviços online

No site do Detran-CE poderão ser realizados serviços como:

  • Agendamentos;
  • Consultas de placas;
  • Emissão de taxas e boletos;
  • Abertura de processos de primeiro emplacamento e transferência; e
  • Solicitação de cnh definitiva.

Estes serviços permanecem ativos e é a opção mais recomendada para evitar deslocamentos e aglomerações. As taxas e boletos bancários também podem ser pagas através dos sites e aplicativos bancários.

Distrito Federal

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que as atividades administrativas e o atendimento presencial nas unidades da Autarquia estarão suspensos de 18 a 20 de março de 2020.

A medida atende ao disposto no Decreto Nº 40.528, de 17 de março de 2020, que institui como ponto facultativo, no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal, os dias 18, 19 e 20 de março de 2020.

Em relação aos veículos que estão recolhidos nos depósitos, o Departamento informa que não haverá cobrança das diárias relativas ao período de ponto facultativo.

Quanto aos demais serviços previamente agendados (vistoria, biometria e avaliação médica), os usuários serão informados posteriormente por meio do site. Os processos administrativos com vencimento durante esse período terão os prazos prorrogados.

As atividades de engenharia e fiscalização de trânsito serão mantidas em regime de escala.

Aulas e provas suspensas em razão do coronavírus

As aulas ministradas pela Escola Pública de Trânsito estão suspensas desde quinta-feira (12) e as bancas práticas e teóricas de direção estão canceladas desde o início da tarde desta sexta-feira (13).

Espírito Santo

O Detran|ES estabeleceu procedimentos a serem adotados no atendimento ao público e trâmite de processos administrativos do órgão durante o período compreendido entre 18 de março e 6 de abril de 2020.

O Detran|ES orienta que os usuários não se dirijam às unidades sem verificar os procedimentos dos serviços no site do órgão e informa que todos os serviços que possam ser feitos por meio do site não serão realizados através de atendimento presencial nas agências da autarquia.

Atendimento nas Ciretrans e PAVS

Desde esta quarta-feira (18), as Ciretrans e Postos de Atendimento Veicular (PAVs) só estão liberando a entrada dos usuários de acordo com a quantidade de guichês de atendimento disponíveis, visando evitar aglomeração em locais fechados.

Nos próximos dias, o Detran|ES irá implantar um sistema para agendamento dos atendimentos presenciais nas unidades do órgão em todo o Estado.

Serviços de Veículos

O Detran|ES explica que, nesse período de contingência, as unidades limitarão a quantidade de serviços oferecidos e realizarão apenas processos de transferência, primeiro emplacamento, segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV), alienação e comunicado de venda de veículo.

As transferências de propriedade ou o primeiro emplacamento de veículos que ocorrerem durante o período descrito, considerando data mais antiga constante no CRV, poderão ser realizadas até o dia 06 de maio de 2020 sem a cobrança da taxa de averbação.

Para evitar o grande fluxo de pessoas, as unidades não farão os serviços de baixa total de veículos e de desalienação de veículo, salvo quando junto com processo de transferência, além de entrega de CRLV devolvidos pelos Correios, emissão de segunda via de CRLV e parcelamento de débitos do veículo.

As autorizações para baixa de sinistro e mudança de característica serão realizadas diretamente nas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), após a realização de identificação veicular.

Serviços de Habilitação

Também não serão realizados serviços de habilitação nas unidades do Detran|ES, já que muitos deles já estão disponíveis no site do órgão.

Estão suspensas a transferência internacional para estrangeiro, a emissão da certidão de prontuário para outros países (nada consta internacional), a entrega presencial de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devolvida pelos Correios, e a entrega de CNH para cumprimento de penalidade de suspensão, uma vez que o início da contagem do período de penalidade é automático.

A biometria continua em funcionamento e será feita com agendamento prévio e somente os usuários em atendimento entrarão na agência.

Emissão de boletos durante a pandemia de coronavírus

Os boletos referentes a IPVA, Licenciamento, DPVAT, multas e taxas de Habilitação estão disponíveis no site www.detran.es.gov.br e não serão emitidos nas unidades. Apenas as taxas dos serviços feitos pelos servidores serão emitidas no órgão.

CRLV eletrônico

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento anual do veículo, não será mais emitido nas unidades do Detran|ES.

O documento passou a ser oferecido somente na versão eletrônica a partir desta quarta-feira (18) e está disponível para impressão pelo próprio proprietário do veículo em papel comum no site do Detran|ES, no Portal de Serviços do Denatran ou para download no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Em caso de perda do documento, a segunda via pode ser emitida da mesma forma, sem custos.

Aulas e provas

O Detran|ES também suspendeu as aulas presenciais teóricas, necessárias ao processo de habilitação de condutores, em todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados no Estado, bem como as aulas presencias realizadas por cursos especializados, por cursos para formação de profissionais de trânsito e cursos de reciclagem a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 06 de abril de 2020.

A suspensão abrange, ainda, a aplicação de exames teóricos e de Reciclagem em todo o Estado.

Também estão suspensas as perícias médicas e provas práticas em banca especial para pessoa com deficiência, em razão da necessidade dos deslocamentos intermunicipais e idade média dos candidatos.

Todos os candidatos agendados ou com processos que têm vencimento no período serão prorrogados automaticamente para nova oportunidade de agendamento, sem ônus, não havendo de necessidade de protocolar solicitação.

As aulas práticas de direção veicular estão permitidas e as provas práticas aplicadas pelo Detran|ES serão agendadas apenas semanalmente, acompanhado a medidas que possam vir a ser adotadas nas próximas semanas. O Detran|ES alerta que os candidatos, instrutores e examinadores de trânsito que apresentarem sintomas de gripe não devem comparecer às aulas ou provas.

Cursos realizados em plataformas digitais serão mantidos normalmente.

Clínicas

As clínicas médicas e psicológicas credenciadas ao Detran|ES continuam fazendo o seu atendimento e devem adotar as medidas já orientadas pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), principalmente no que tange à higienização permanente da área de atendimento, esterilização contínua de equipamentos, diminuição do quantitativo diário de consultas, adoção de maior espaçamento entre cadeiras e móveis, restrição à entrada de acompanhantes, entre outras.

Recursos de multas e penalidades

Para não haver prejuízos aos usuários, os prazos para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de multa e aplicação de penalidade de suspensão e cassação do direito de dirigir serão suspensos no período de 18 de março a 06 de abril de 2020, bem com os pedidos de conversão de multa em advertência por escrito.

Ficam suspensos os prazos processuais, audiências e atendimento às partes e advogados relacionados a processos em trâmite na Corregedoria do Detran|ES.

Maranhão

O Detran-MA editou, na terça-feira (17), a Portaria nº 362, regulamentando o funcionamento e as atividades do Órgão durante o período de pandemia decorrente da contaminação pelo Coronavírus.

O documento determina, entre outras medidas, como devem proceder as autoescolas e clínicas credenciadas, além de estabelecer procedimentos específicos para serviços oferecidos pelo Detran-MA em seus diversos postos de atendimento.

A Portaria reforça as determinações do Decreto nº 35.662 do Governo do Estado, publicado na segunda-feira (16), que suspende, por 15 dias, as aulas em todas as unidades da rede pública e privada de ensino, estendendo essas determinações às aulas presenciais promovidas pelas autoescolas credenciadas no Maranhão.

Entre as determinações da Portaria nº 362 destacam-se:

  • Suspensão das aulas teóricas presenciais nas autoescolas e centro de formação de condutores (art 2º), bem como a suspensa da aplicação de exames teóricos-técnicos (ETT) em todo o Estado (§1º);
  • As aulas práticas só poderão ser realizadas se forem observadas prevenções sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde (art 2º §2º);
  • Ficam suspensos os exames práticos de direção veicular (EPDV) que envolvam viagens dos componentes da banca examinadora para sua realização, mas ficam mantidos os exames onde haja banca fixa, como acontece em São Luís e Imperatriz (art 3º);
  • As clínicas médicas e psicológicas credenciadas para os exames devem adotar medidas preventivas que incluem higienização permanente da área de atendimento, esterilização continua dos equipamentos, diminuição do número de atendimentos diários, restrição à entrada de acompanhantes (art 5º);
  • Os leilões e outros certames só poderão ser realizados na modalidade on line (art 6º);
  • Possibilidade dos gestores de área estabelecerem condições diferenciadas de trabalho para os servidores com mais de 60 anos, desde que não prejudique o serviço oferecido pelo Órgão (art 9º);
  • Possibilidade de adoção de outras medidas em caso de agravamento da pandemia, a exemplo da restrição do atendimento somente a prévio agendamento ou limitação do número de senhas diárias, medidas que, apesar de já implementadas por outros DETRANs, como o do Distrito Federal por exemplo, ainda não se fazem necessárias nesse momento no Maranhão.

Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também instituiu um Plano de Prevenção e Contingenciamento frente ao novo Coronavírus, que tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas nas unidades do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), na Capital, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

O Detran-MG reforçará o atendimento ao cidadão e as comunicações no âmbito administrativo por meios  eletrônicos. Por meio do site detran.mg.gov.br e do telefone 155, o cidadão pode tirar dúvidas sobre habilitação, veículos e infrações.

Os servidores das áreas administrativas utilizarão, prioritariamente, e-mails e telefones para realizar as atividades rotineiras. O objetivo é evitar o deslocamento e aglomeração dos cidadãos e ao mesmo tempo, manter, tanto quanto possível, a prestação do serviço público durante esse período de enfrentamento da doença.

CNH

A oferta de serviços do Detran online relacionados à CNH será aumentada. No site detran.mg.gov.br os cidadãos poderão abrir o processo de habilitação, inclusão de atividade remunerada ou renovação da CNH, marcar provas de legislação e reciclagem, solicitar a habilitação definitiva e a segunda via do documento.

O serviço de alteração de endereço da CNH, antes realizado apenas presencialmente, será disponibilizado no site.

O fale conosco, disponível na aba atendimento, será utilizado para os casos em que os servidores podem concluir o processo sem a necessidade de atendimento presencial. Por meio da ferramenta, os condutores poderão solicitar a alteração de dados pessoais, inclusão de cursos na CNH, tirar dúvidas e pedir informações.

Após a solicitação no site, a depender do serviço, o candidato ou condutor deverá se deslocar até uma clínica médica e psicológica credenciada ao Detran-MG, que também estão aptas para coletar as fotografias e digitais.

As clínicas médicas e psicológicas credenciadas têm a incumbência de adotarem as medidas já orientadas respectivamente pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), principalmente no que tange a higienização permanente da área de atendimento, esterilização contínua de equipamentos, diminuição do quantitativo diário de consultas, adoção de maior espaçamento entre cadeiras e móveis, restrição à entrada de acompanhantes.

Na impossibilidade de concluir o serviço online, o cidadão deverá agendar atendimento presencial. Nesses casos, o Detran-MG recomenda que evitem levar acompanhantes, sobretudo crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Os serviços que dependem da entrega de documentos devem ser protocolados e a execução do serviço será realizada em até 48 horas, evitando que muitas pessoas permaneçam nas dependências do Detran-MG.

Aulas e provas teóricas e práticas prorrogadas

Por quinze dias, com possibilidade de prorrogação por igual período, ficam suspensas as aulas teóricas e presenciais do processo de formação e especialização de condutores, em todos centros de formação de condutores, entidades e instituições credenciados. Também ficam suspensos nesse período a aplicação dos exames teórico de legislação e de prática de direção veicular.

As aulas práticas poderão ser mantidas, desde que sejam observadas as medidas componentes da etiqueta sanitária que lhes são inerentes.

Durante o período de enfrentamento ao coronavírus, os exames da junta médica do Detran-MG serão cancelados e reagendados assim que os riscos de transmissão do vírus diminuírem.

CRV e licenciamento

Na Capital, pelo período de quinze dias, a emissão dos Certificados de Registro de Veículo (CRV) e licenciamento não será imediata. As solicitações deverão ser protocoladas e a retirada ou resposta da impossibilidade da emissão será realizada em até três dias úteis.

Esses documentos serão emitidos de forma imediata nos casos de comprovada urgência ou interesse público.

No interior, cada Ciretran deverá adotar gestão da expedição e entrega dos documentos  de acordo com as especificidades de cada região.

No site, os proprietários de veículos poderão verificar situação do veículo e alterar endereço dentro do mesmo município.

Paraná

A partir desta quinta-feira (19), órgão não abrirá para atendimento ao público. Estarão disponíveis os serviços do Detran que podem ser feitos online, pelo site, aplicativo Detran InteliGente ou pelo telefone 0800 643 7373.

O Detran-PR, seguindo o Decreto 4230/2020 do Governo do Paraná, adotou outras diversas medidas para reduzir a transmissão do novo Coronavírus e preservar a segurança dos cidadãos.

Um exemplo é a renovação da CNH, que será realizada digitalmente. Outro caso em que se dispensa a presença física do cidadão é para o processo de emissão do licenciamento.

Já existe o CRLV-e, que é o documento do carro e que pode ser impresso em qualquer impressora comum. Basta emiti-lo pelo site do Detran, pelo aplicativo Detran InteliGente ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Prorrogação de prazos em razão do coronavírus

Os sistemas do Detran Paraná já estão sendo atualizados para cumprir o Art. 18 do Decreto 4230/2020, ou seja, os cidadãos não terão prejuízos quanto aos prazos ou serviços do Detran previamente agendados, enquanto perdurar o estado de emergência nacional pelo COVID-19.

Os serviços de Infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH, entre outros, estarão inteiramente disponíveis em formato digital e online já a partir da primeira quinzena de abril. Para o momento, podem ser feitos via Correios.

Rio de Janeiro

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Portaria nº 5.829 do Detran-RJ, que “dispõe sobre a tolerância excepcional da validade do documento de habilitação”, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A portaria determina que as autoridades de trânsito e os órgãos autuadores aceitem, excepcionalmente, documentos de habilitação expedidos pelo Detran-RJ com prazo de validade vencido até 60 dias, ao invés dos 30 habituais. O texto explicita que a flexibilização só se aplica em casos de prazos vencidos dentro da vigência da portaria, determinada até o dia 17 de abril de 2020.

O texto regula também a flexibilização do prazo para a vistoria obrigatória exigida para a expedição do novo certificado de registro dos automóveis em caso de transferência. Com isso, não serão aplicadas penalidades por descumprimento desse prazo se ele vencer na vigência da portaria.

A justificativa da adoção das medidas é a redução dos serviços do órgão, que seguiu orientação de reduzir o atendimento ao público devido à pandemia.

O Diário Oficial traz também a Portaria nº 5.830 do Detran-RJ, que altera o calendário de licenciamento anual dos veículos. A alteração ocorreu apenas para veículos com placa de final 0, 1 ou 2, que teve o prazo alterado de até 30 de abril de 2020 para até 31 de maio de 2020.

Os finais de 3 a 6 foram mantidos com prazo até 30 de junho e as placas de final 7 a 9 até 31 de agosto.

A Portaria Detran nº 5.827 suspende por 30 dias “as rotinas administrativas referentes ao andamento de autos de infração e aplicação das penalidades de multa, suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, inclusive os prazos de defesa prévia, recursos de 1ª e 2ª instância, bem como de entrega e bloqueio de CNH”.

A Central de Recursos do Detran não receberá recursos durante o período e os prazos voltarão a correr pelo tempo restante após o fim da validade da portaria.

Roraima

O Detran-RR informa que  está adotando medidas preventivas para evitar a contaminação pelo coronavírus entre usuários e funcionários. A direção do órgão está disponibilizando álcool em gel, máscaras e luvas para os servidores e colaboradores.

O Detran-RR está em contato permanente com as autoridades de saúde do Estado e segue funcionando normalmente com todos os seus serviços disponíveis aos usuários.

Serviços do Detran-RR que podem ser feitos online

  • CNH definitiva;
  • Emissão de borderôs;
  • Agendamento de biometria;
  • Taxa de renovação de CNH;
  • Agendamento de vistoria.

São Paulo

Repartições públicas estaduais como os postos do Poupatempo, restaurantes do Bom Prato, postos do Detran e os Centros de Cidadania terão o fluxo de entrada de pessoas regulado e os horários de funcionamento estendidos.

A partir desta quinta-feira (19), todos os agendamentos de exames práticos e teóricos para habilitação de motorista no Detran estão suspensos.

As defesas de multas e indicação de condutores serão realizadas exclusivamente pelo site da instituição. Os recursos de suspensão ou cassação, para quem foi notificado, serão prorrogados por 30 dias.

Sergipe

O Detran/SE, a partir de sua diretoria e de acordo com as medidas adotadas pelo Governo de Sergipe, resolve reduzir o atendimento presencial nas unidades da capital e do interior.

A partir desta quinta-feira, 19, todos os agendamentos para os postos do Detran nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CEACs) serão cancelados e deverão ser reagendados no site da autarquia para a unidade sede (avenida Tancredo Neves).

Quem já possui serviços agendados para a sede e para as Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) serão atendidos normalmente. Para a entrega de documentos em todas as unidades, inclusive os CEACs, que funcionarão só para este fim, serão distribuídas senhas diariamente, em número limitado.

Em relação aos serviços de vistoria, quem já tiver agendamento será atendido apenas na unidade da avenida Tancredo Neves nos dias marcados. O usuário que preferir não se deslocar para a capital deverá esperar o retorno dos serviços à normalidade ou agendar nas empresas de vistoria credenciadas, que também terão seus atendimentos limitados.

Todos os serviços relacionados ao processo de habilitação, como exames psicológicos e médicos, exames teóricos e práticos de direção, aulas teóricas e práticas, estarão suspensos durante esse período de medidas restritivas.

Importante enfatizar que os prazos de serviços que estejam vencendo no período de 15 dias serão prorrogados sem prejuízos aos usuários, a exemplo de:

  • Primeira habilitação;
  • Renovação de habilitação;
  • Recursos administrativos de multas e processos de suspensão de CNH;
  • Provas de reciclagem.

Entretanto, o licenciamento anual segue de acordo com o calendário estabelecido e o documento para pagamento deverá ser solicitado pela internet, com a opção de recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na residência via Correios.

Em relação à retirada de veículos custodiados, o atendimento segue normalizado no pátio da empresa Barradas e Queiroz, situado na BR 101, KM 94, Nossa Senhora do Socorro.

A orientação ao público é buscar informações pelos telefones 0800 079 6100 e 3226-2000 ou através do site www.detran.se.gov.br.

Paraíba

O Detran-PB expediu portaria, nesta quarta-feira (18), disciplinando o funcionamento e as atividades do órgão durante o período de pandemia decorrente do Coronavírus, seguindo as deliberações da Normativa 01, divulgada pelo Governo do Estado.

Entre as principais medidas está a suspensão por 30 dias, a partir desta quinta-feira (19), da abertura de novos processos de carteira de habilitação (CNH); da avaliação de candidatos pela Junta Médica Especial; das atividades das Bancas Examinadoras de avaliação de condutores; da avaliação médica e psicológica; das aulas teóricas e práticas ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo órgão, bem como das ações da Coordenação de Educação de Trânsito.

A Portaria nº 110/2020 da Superintendência do Detran-PB recomenda aos usuários utilizar os serviços eletrônicos disponíveis no site www.detran.pb.gov.br. “Os serviços eletrônicos disponibilizados pelo órgão não serão, em hipótese alguma, realizados na forma presencial no prazo disposto nesta Portaria”.

Serviços do Detran-PB online

  • Impressão da guia para pagamento de boleto de licenciamento anual;
  • Consulta de processo do veículo;
  • Ingresso com recurso de multa;
  • Parcelamento de multas por empresas credenciadas ao Detran-PB;
  • Marcação do reteste do exame de legislação;
  • Remarcação do exame de legislação.

Para eventuais consultas e esclarecer dúvidas, além do site do Detran, ficam disponibilizados os telefones e respectivos setores:

  • Renavam – 3216-2591;
  • Gerência de Informação – 3216-2540;
  • Gerência de Registro de Veículos – 3216-2630;
  • Gerência da Controladoria Regional de Trânsito – 3216-2582 e 3216-2592;
  • Assessoria Técnica de Processamento de Dados – 3216-2638.

Segundo o superintendente Agamenon Vieira, a direção do Detran-PB decidiu que todas as medidas emergenciais protocoladas pelo Governo do Estado, no sentido de prevenir contra o coronavírus, serão devidamente aplicadas, por meio da Portaria, à sede de Mangabeira, Ciretrans, postos de trânsito e postos de atendimento nas casas da Cidadania e nos shoppings.

Fonte: AutoPapo


 

Porque o Recorra Aqui pode te ajudar a recorrer da sua multa?

Ao contratar os serviços do Recorra Aqui, as suas chances aumentam, uma vez que conhecemos as brechas da lei e as falhas dos órgãos de trânsito, além disso você terá uma defesa 100% personalizada, onde garantiremos o seu amplo direito de defesa para que você continue dirigindo, contando com a melhor assessoria técnica e personalizada sem sair de casa, de forma segura e 100% online, além disso:

  • Todo o esforço é por nossa conta. Nós elaboramos o seu recurso por inteiro. Você não precisa se preocupar.
  • Todos os recursos administrativos cabíveis estão incluídos. Precisou de Defesa Prévia? Vai precisar recorrer à JARI ou ao CETRAN? Nosso objetivo é que você tenha as maiores chances de sucesso e sem ter que pagar a mais por isso.
  • Você não precisa ter nenhum conhecimento de lei ou técnico.
  • Se você tiver dúvidas, é só perguntar à nossa equipe. Você tem acesso a um técnico administrativo para tirar qualquer dúvida que tiver, inclusive pelo WhatsApp, sem custo adicional.
  • Nós conhecemos todos os erros dos órgãos de trânsito que podem ajudar a ganhar o seu  recurso. Sempre que identificamos um destes erros, redigimos um documento técnico para reverter o erro e ganhar o processo.

Finalmente uma maneira rápida, 100% dentro da Lei, feita por uma equipe experiente que vai te ajudar passo a passo a recorrer da sua multa e manter sua CNH.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato! Faremos uma CONSULTA GRATUITA do seu caso e ficaremos feliz em ajudá-lo. Nosso e-mail é [email protected] e nosso WhatsApp é (14) 99701-4520, ou (11) 95639-9557 podemos e queremos te ajudar!

Também estamos nos seguintes canais:

FacebookInstagramCanal no Youtube

Se você gostou, COMPARTILHE  para mais pessoas saibam como recorrer suas multas de trânsito.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.