Tire Todas suas Dúvidas sobre a CNH Digital

A novidade do momento é a CNH Digital. O Conselho Nacional de Trânsito aprovou ainda no ano passado a criação de uma carteira de habilitação digital. Desde o dia 1º de maio, ela já está valendo em todo país, porém algumas dúvidas tem enchido a cabeça dos condutores, preocupados principalmente com as blitz.

O Recorra Aqui, que te ajuda em tudo o que é relacionado às infrações de trânsito, responde as principais questões. Confira:

  1. Como ter a minha CNH Digital?

É possível solicitar a CNH Digital de duas formas: a primeira é realizando o cadastro no site do Denatran e finalizando o processo pessoalmente em um local de atendimento do Detran, como o Poupatempo, por exemplo. A segunda maneira é fazendo todo o processo no site. Porém, é preciso ter Certificado Digital para isso e o motivo é simples. O Certificado Digital identifica e garante a autenticidade das informações, por isso ele é exigido nesse e em demais processos em que a garantia da identidade é imprescindível.

  1. Todo motorista pode solicitar a CNH Digital?

Não. É preciso ter a versão impressa da CNH com QR Code, que começou a ser emitida em maio de 2017. Se a sua não tem, é só procurar o Detran e solicitar uma segunda via da sua CNH neste novo formato. A cobrança de possíveis taxas para emissão da versão eletrônica fica a cargo do Detran de cada estado.

  1. A CNH Digital é segura?

Sim, pois possuí elementos de segurança iguais aos da versão impressa, como o QR Code. Além disso, a nova versão é assinada digitalmente por um Certificado Digital ICP-Brasil do Detran e exige o cadastro presencial ou o uso do Certificado Digital do titular e senhas de acesso – forte, para a atualização cadastral no Portal de Serviços do Denatran, e simples, para a visualização e exportação das informações.


  1. Como utilizar a CNH Digital?

Depois dos processos anteriores, basta baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android). Assim que baixado, acesse o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e—mail.

Depois é só criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Dica: Cuidado com a bateria do celular. Se parado em uma Blitz e estiver sem a versão física da CNH e com o celular sem bateria, você poderá ter problemas.

Para saber mais sobre CNH digital, procure o DETRAN mais próximo de você.

Compartilhe

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.